Existem mais de 9 mil doenças catalogadas no mundo. A cada ano, médicos e especialistas têm conhecimento de enfermidades e transtornos novos. Mas, afinal, qual é a doença mais antiga do mundo?
A resposta é a hanseníase. Os primeiros registros dessa doença que se tem notícia são de 1350 a.C.. Embora seja muito antiga, o tratamento eficaz da doença só foi descoberto no início da década de 80, com o desenvolvimento da poliquimioterapia.
A hanseníase é causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae, também conhecida como Hansen. Essa bactéria afeta os nervos e a pele, podendo, em estágios mais avançados, acarretar deformações. Há algumas décadas as pessoas se referiam à essa enfermidade como lepra. Quando se sabia que um leproso estava por perto, as pessoas fugiam, se isolavam, com medo de serem contaminadas. Essas pessoas vivam à margem da sociedade, convivendo com uma doença que consome, resseca, agride e penetra na pele, deformando nervos, músculos e ossos.
Esta doença é capaz de contaminar outras pessoas pelas vias respiratórias,mas só se o portador não esteja sendo tratado. Porém, segundo a Organização Mundial de Saúde, a maioria das pessoas é resistente ao bacilo e não a desenvolve. Cerca de 95% dos parasitas são eliminados na primeira dose do tratamento e o paciente passa a ser incapaz de transmiti-los a outras pessoas.
No início a doença provoca uma dor quase insuportável, que logo passa e é substituída pela perda da sensibilidade e dos movimentos.
Em números absolutos de casos registrados, o Brasil é o segundo país no ranking mundial de contaminados, perdendo somente para a Índia.
fonte:http://ocomico.net/voce-sabe-qual-e-a-doenca-mais-antiga-do-mundo/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.


Nenhum comentário:
Postar um comentário