sábado, 21 de setembro de 2013

Bomba nuclear esteve prestes a explodir acidentalmente nos EUA em 1961

LONDRES, 21 Set 2013 (AFP) - Uma bomba atômica americana 260 vezes mais potente que a de Hiroshima esteve prestes a explodir em janeiro de 1961 na Carolina do Norte, no leste dos Estados Unidos, informou neste sábado o jornal britânico The Guardian, citando um documento americano desclassificado.

Segundo o relatório secreto, no dia 23 de janeiro de 1961 um bombardeiro B-52 se partiu em dois em pleno voo, provocando a queda de duas bombas sobre a cidade de Goldsboro, na Carolina do Norte.

"Uma das duas bombas se comportou exatamente como se espera que uma bomba nuclear o faça" quando é lançada intencionalmente. "Seu para-quedas abriu e o processo de inicialização começou", publica o jornal.

Um simples interruptor evitou que a bomba explodisse, já que os outros três mecanismos de segurança destinados a impedir uma explosão acidental falharam, segundo o autor do relatório, Parker F. Jones, um engenheiro que trabalhava nos laboratórios nacionais de Sandia, encarregados de elaborar os mecanismos de segurança para as bombas nucleares.

A catástrofe poderia ter afetado as cidades de Washington, Baltimore, Filadélfia e até mesmo Nova York, colocando "milhares de vidas em perigo", afirma o jornal.

"A bomba MK 39 Mod 2 não possuía os mecanismos de segurança apropriados para um uso aerotransportado a bordo de um B-52", concluiu o engenheiro em seu relatório, escrito oito anos depois do ocorrido.

O The Guardian também informa que "ao menos 700 acidentes significativos e incidentes que envolveram 1.250 armas nucleares foram registrados entre 1950 e 1968" pelo governo.

O relatório desclassificado foi obtido pelo jornalista americano Eric Schlosser sob a lei de liberdade de informação.

fonte:http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2013/09/21/bomba-nuclear-esteve-prestes-a-explodir-acidentalmente-nos-eua-em-1961.htm
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário