sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O mistério da epidemia de riso que atingiu a Tanzânia


Imagine várias crianças rindo freneticamente sem razão. Essa foi a incomum e estranha situação pela qual a Tanzânia passou.

Em 1962, três meninas frequentavam a escola na Tanzânia quando elas começaram a rir. O riso foi se expandindo rapidamente na escola, e 95 dos 159 estudantes começaram a rir freneticamente sem motivo aparente. Para algumas crianças, o riso durou apenas algumas horas, enquanto para outras durou até 16 dias.

Há 50 anos, a Tanzânia que ainda era conhecida por Tanganika, foi testemunha de evento extraordinário e único: uma epidemia de riso. Três meninas foram para a escola em uma pequena aldeia chamada Kahasha, quando começaram a rir. O riso se espalhou velozmente pelo local e contaminou várias crianças. Devido a este evento incomum escola foi fechado, e todas as crianças foram devolvidas às suas aldeias circundantes.

A epidemia se espalhou rapidamente para as aldeias vizinhas e depois de vários meses, mais de 200 crianças sofriam com os ataques de riso. Eles tiveram que fechar mais duas escolas e a epidemia não parava até que foram “infectadas” 1.000 crianças e 14 escolas foram fechadas, enquanto os professores e adultos desamparados e impotentes assistiam aos ataques.

A crise de riso, só amenizou depois que as aldeias e vilas contaminadas foram submetidas a quarentena. Ninguém podia sair ou entrar nelas enquanto alguém ainda estivesse gargalhando sem parar.

Até hoje não sei a verdadeira razão pela qual as crianças riram incontrolavelmente. O riso, provavelmente, se espalhou de forma aleatória, como um vírus. Segundo uma pesquisa, as aldeias ao redor Kahasha sofreram ataques ocasionais de riso por mais de um ano, e talvez até 18 meses.
Acredita-se que as crianças da Tanzânia estavam em um momento de grande stress, muito mais do que a tensão típica de um estudante e a epidemia do riso foi uma válvula para libertar o stress. No entanto, esta é apenas uma hipótese. A causa real é um mistério, atualmente a única explicação médica seria uma “histeria em massa” ou uma “doença psicogênica em massa”.

Apesar do nome e do sintoma, a epidemia de riso não foi nada divertida. As crianças estavam completamente incapacitadas de fazer qualquer coisa, e sofreram de fortes dores, tonturas, problemas respiratórios, erupções cutâneas e ataques intermitentes de choro.

Via: Mundo Louco
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário