O garoto de 7 anos desenvolveu narcolepsia depois de receber a vacina contra a gripe suína.
Os órgãos de justiça da Grã-Bretanha negaram a ele qualquer tipo de compensação pelo dano causado porque “não está doente o suficiente”, mesmo dormindo mais de 19 horas diárias.
Josh Hadfield desenvolveu a doença três semanas após receber a injeção que mudou radicalmente sua vida e agora sofre de vários ataques de sono ao longo do dia.
Antes de começar a tomar uma medicação para conseguir ficar acordado, Josh dormia a cada 5 minutos, mesmo fazendo atividades como andar, correr ou brincar – ele sempre sofria com convulsões repentinas até mesmo quando sorria.
No início de 2013 o governo admitiu oficialmente que a vacina Pandemrix poderia ser a culpada pela situação. Sua mãe, Caroline, esperava que ele recebesse o mínimo de assistência financeira devido a sua nova condição de vida, mas o pedido de auxílio foi recusado por seu problema não ter sido considerado “severo” o suficiente para requerer ajuda.
“No final das contas, essa vacina mudou irreversivelmente a sua vida para sempre e nada podemos fazer sobre isso”, desabafou sua mãe.
Josh recebeu a vacina ao fazer uma cirurgia. Caroline informou aos médicos que seu filho estava na faixa de risco de contrair o vírus H1N1 porque tinha menos de 5 anos na época.
“Ele era um perfeito garoto saudável de quatro anos de idade antes da vacinação, mas dentro de duas semanas ele foi ficando cansado e em três semanas já estava dormindo 19 horas por dia”, disse.
A vacina foi amplamente utilizada no Reino Unido durante a epidemia de gripe suína que ocorreu entre 2009 e 2010. Ela foi dada a quase 1 milhão de crianças entre idades de 6 meses a 5 anos.
No entanto, o país proibiu que pessoas com menos de 20 anos tomassem a vacina pelo risco em desenvolver narcolepsia. A Agência de Proteção à Saúde do Reino Unido descobriu que dar a vacina em crianças aumentava em 14 vezes o risco de desenvolver a doença.
De acordo com especialistas, a probabilidade que uma pessoa tem em desenvolver a narcolepsia ao tomar a vacina contra a gripe suína é de 1 em 52.000.
Estima-se que mais de 55 mil crianças que tomaram a vacina desenvolveram a doença. As descobertas deste terrível ‘efeito colateral’ foram publicadas na British Medical Journal.
O que é a narcolespsia?
É uma condição que afeta 1 a cada 2.000 pessoas. É caracterizada como um distúrbio do sono que faz com que a pessoa adormeça em horários impróprios.
O problema é neurológico e se estende a longo prazo, provocando fraqueza muscular em resposta à emoções como sorrir, chorar, etc. Na maioria dos casos é provocada por uma resposta auto-imune do organismo quando anticorpos são liberados e, em vez de destruir a doença, ataca células saudáveis.
por Osmairo Valverde
Nenhum comentário:
Postar um comentário