domingo, 29 de setembro de 2013

Som da fala há 6.000 anos

Não é nenhum segredo que todas as línguas indo-europeias modernas descendam da mesma língua Proto. Pesquisadores e linguistas ressuscitaram os sons dessas línguas.

O linguista Andrew Byrd da Universidade de Kentucky (EUA) apresentou sua versão oral de um texto traduzido para o proto-indo-europeu (PIE). A gravação, divulgada pela revista "Arqueology", permite fazermos uma ideia de como nosso discurso comum soou durante milhares de anos.

O estudo lido pelo linguista é uma fábula chamada "as ovelhas e os cavalos" (The Sheep and the Horses) escrita pelo linguista alemão August Schleicher, em 1.868, e que é considerada a primeira obra escrita em vocabulário proto-indo-europeo. O experimento sonoro continua e a fábula se atualiza periodicamente para refletir a compreensão mais atual de como parecia a linguagem extinta.

Nos anos 90, linguistas e historiadores criaram outra curta parábola do proto-indo-europeo (PIE), reconstruindo "Rigveda", uma antiga coleção de hinos em sânscrito. Andrew Byrd também apresentou a sua versão de "O Rei e Deus", com base no trabalho dos linguistas Eric Hamp e Subhadra Kumar sen.

fonte:http://icommercepage.blogspot.com/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário