quarta-feira, 29 de março de 2017

Autoridade poderá ser punida por ‘carteirada’ e ‘veredito’ na web

Procurador-geral Rodrigo Janot entrega ao Congresso anteprojeto para coibir abusos na função pública um dia antes de Senado iniciar discussão sobre o tema

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entrega anteprojeto sobre abuso de autoridade ao presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) (Jane de Araújo/Ag. Senado)

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, entregou hoje ao Congresso Nacional um anteprojeto de lei que tipifica o abuso de autoridade e prevê uma série de penas, entre elas a indenização pelo dano causado, a perda ou suspensão do cargo e detenção de até cinco anos.

A medida de Janot é uma forma de se contrapor à discussão de um projeto de lei sobre o tema no Senado, que ganhou força nos últimos dias devido à investigação de políticos de vários partidos – principalmente os ligados à delação da Odebrecht – e à desastrada ação da Polícia Federal na Operação Carne Fraca, acusada de ter cometido excessos.

A apresentação da proposta do Ministério Público Federal ocorre um dia antes de o relator do projeto no Senado, Roberto Requião (PMDB-PR), entregar o seu relatório aos senadores. O documento foi entregue por Janot aos presidentes do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O anteprojeto de Janot tem várias das medidas já discutidas pelos senadores, mas inclui garantias de que juízes, promotores, procuradores e delegados não sejam punidos por causa de atividades rotineiras do cargo – o texto diz, por exemplo, que não pode ser punido como abuso de autoridade “a divergência na interpretação da lei ou na avaliação de fatos e provas, desde que fundamentada” e o “exercício regular das funções”.

Outras duas novidades chamam a atenção no projeto do MPF. Um deles prevê como abuso de autoridade a famosa “carteirada” – utilização do cargo ou função para se eximir do cumprimento de obrigação legal ou para obter vantagem ou privilégio, como define o anteprojeto de Janot.

O outro é “o uso abusivo dos meios de comunicação ou de redes sociais pela autoridade encarregada da investigação que antecipa a atribuição de culpa, antes de concluída a investigação e formalizada a acusação”. Segundo o projeto, quem conduz uma investigação “não deve fazer acusações ou adiantar conclusões sobre a culpa do suspeito”.

O texto também prevê a punição para prisões indevidas com o objetivo de constranger alguém, para quem deixar de decidir no prazo pedidos de liberdade provisória, relaxamento de prisão e outros ou prolongar indevidamente a prisão de alguém.

Também cita como abuso de autoridade “divulgar conteúdo de gravação de comunicação telefônica ou telemática que não guarde relação com a administração da justiça, a ordem pública ou outro interesse público”.

Caso se torne lei, o anteprojeto do MPF atingirá servidores civis ou militares, concursados ou não, desde que estejam a serviço da administração pública, tanto na União, estados, municípios, Ministério Público e Tribunais de Contas.

Segundo Janot, a proposta é de uma “lei moderna”, que traz tipos de abuso antigos e tipos de abuso recentes, e que houve por parte do MPF a “preocupação de que essa lei não tenha nenhum traço de corporativismo”. “Não é uma sugestão de discussão que pretenda proteger nenhum agente político. Queremos aprofundar essa discussão”, disse.


fonte
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário