segunda-feira, 27 de março de 2017

Carne Fraca: governo interdita mais 2 frigoríficos do Paraná

Na semana passada, a Secretaria Nacional do Consumidor determinou o recolhimento de carnes de três frigoríficos paranaenses

Visita técnica e vistoria na planta do frigorífico SIF 530, da Seara, do grupo JBS, em Lapa, no Paraná. Esta é uma das plantas investigadas na Operação Carne Fraca da Polícia Federal, e está com a licença de exportação suspensa - 21/03/2017 (Ueslei Marcelino/Reuters)

O Ministério da Agricultura interditou mais dois frigoríficos paranaenses como consequência das investigações da operação Carne Fraca, da Polícia Federal. A operação investiga um esquema de corrupção envolvendo fiscais e frigoríficos.

As novas interdições atingem agora uma unidade da Souza Ramos, em Colombo (PR), e outra da Transmeat, em Balsa Nova (PR). Na semana passada, a Secretaria Nacional do Consumidor, órgão vinculado ao Ministério da Justiça, determinou o recolhimento de carnes de três frigoríficos paranaenses – Souza Ramos, Transmeat e da Peccin.

Além dos dois frigoríficos interditados, o Ministério da Agricultura já tinha paralisado atividades de duas unidades da Peccin – uma em Curitiba (PR) e outra em Jaraguá do Sul (SC) – e uma da BRF, em Mineiros (GO).

O ministério não deu mais detalhes sobre as novas interdições, mas afirmou que análises sobre o restante dos 21 frigoríficos citados na operação Carne Fraca prossegue.

No sábado, China, Egito e Chile anunciaram a reabertura de seus mercados para a importação de carne brasileira, movimentos que foram comemorados pelo governo brasileiro, que se mobilizou nos últimos dias para tentar diminuir o dano às exportações após o escândalo de propina envolvendo a fiscalização dos produtos no Brasil.

Outro lado
O porta-voz da Souza Ramos informou que a empresa não comentaria a interdição.

Em nota, a Transmeat informa que “está trabalhando normalmente, estando apenas com uma linha de produtos parada, que é a linha de carnes temperadas”. “Tal paralisação em nada tem haver com problemas do frigorífico, e sim de ordem burocrática do próprio Ministério da Agricultura, pois eles não sabem dizer quem tem competência para liberação desta linha de produção. […] Salientamos e deixamos claro, a Transmeat não está interditada”, diz comunicado da empresa.

Procurada, a porta-voz da Peccin não estava na fábrica para comentar a interdição. A BRF não retornou o contato da VEJA até o fechamento da matéria.

(Com agência Reuters)
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário