quinta-feira, 30 de março de 2017

Novas regras da carne preveem punições duras e multas mais altas

A empresa que receber três punições gravíssimas poderá perder o SIF, o registro que a companhia precisa ter para poder operar

A empresa que receber três punições gravíssimas poderá perder o SIF, o registro que a companhia precisa ter para poder operar (Carlos Silva/MAPA)

As novas regras de inspeção da indústria de carnes do Brasil, anunciadas nesta quarta-feira em meio a desdobramentos da Operação Carne Fraca, preveem multas mais altas e punições mais severas para infratores. As punições podem resultar na cassação do selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) de uma empresa.

Segundo o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, a empresa que receber três punições gravíssimas poderá perder o SIF, o registro que a companhia precisa ter para poder operar.

Além disso, as multas para empresas infratoras poderão subir para até 500 mil reais. Pelas regras até então vigentes, a penalidade máxima era de 15 mil reais.

Blairo afirmou que as regras atualizadas são mais claras e tiram do fiscal agropecuário a interpretação da norma.O código anterior já tinha 65 anos.

Durante evento para anunciar o novo regulamento, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, afirmou que a atualização do regulamento não ocorreu em função da Carne Fraca, que investiga recebimento de propina por fiscais agropecuários. Mas admitiu, no entanto, que a divulgação do novo código é oportuna diante da operação da Polícia Federal.

(Com agência Reuters)
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário