quarta-feira, 29 de março de 2017

Vírus da febre amarela é encontrado em primata morto em Maceió

Sagui foi achado em janeiro na mata do Tabuleiro dos Martins.
Secretário da Saúde vai a Brasília alinhar providências.


O vírus da febre amarela foi encontrado em um primata morto na mata do Tabuleiro dos Martins, na parte alta de Maceió. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta terça-feira (28).

A Sesau afirma que o sagui foi encontrado na mata no mês de setembro e o Centro de Controle de Zoonoses de Maceió (CCZ) foi acionado para coletar amostras. Em seguida, o material coletado foi analisado pelo Instituto Evandro Chagas, no Pará.

De acordo com a Secretaria, apesar da descoberta, não há motivos para pânico da população, uma vez que primatas, apesar de contraírem a doença, não a transmitem aos seres humanos.

A Sesau afirma que secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, está adotando medidas preventivas.

O secretário vai se reunir na próxima quarta-feira (29), com a equipe do Ministério da Saúde (MS) para alinhar providências, o que também pode resultar no aumento do quantitativo de vacinas destinadas a Alagoas.

A Sesau explica que a recomendação da vacina contra febre amarela, segundo protocolo do MS, é apenas para quem irá viajar para regiões endêmicas, que não é o caso de Alagoas.

Viajantes que precisem ir até locais com zona de risco devem ir em determinadas unidades de saúde.

Transmissão
Há duas formas de transmissão e de febre amarela. Uma é a silvestre; a outra, urbana. Na primeira, a infecção é entre macacos e mosquitos silvestres, que só vivem na floresta.

O infectologista Aloísio Falqueto explica que caso uma pessoa seja picada na floresta pelo mosquito e depois é picada pelo Aedes aegypti na cidade e transmite o vírus a outras pessoas, é caracterizada a febre amarela urbana.

Ou seja, o mesmo mosquito que transmite a dengue, a zika e a chikungunya é o responsável por disseminar, em área urbana, a febre amarela.

Em sua forma mais branda, a febre amarela se parece com uma virose simples. Pode apresentar febre, mal-estar, enjoos, vômitos e dores musculares. Na mais grave, icterícia (coloração amarelada de pele e olhos), urina escura, falência renal, falência do fígado e de outros órgãos e até morte.

fonte
imagem
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário