quarta-feira, 29 de março de 2017

Euforia em Itaquera: seleção de Tite e Neymar segue imbatível

Brasil vence Paraguai e não vê a hora de a Copa chegar. Com um ídolo no banco e outro no campo, hexa começa a virar uma (perigosa) obsessão

Coutinho abriu a festa com um golaço na primeira etapa (Ivan Pacheco/VEJA.com)

Restam 443 dias para a bola começar a rolar em Moscou, mas o sonho do hexa começa a (perigosamente) ganhar forma. Nem mesmo o histórico recente – a seleção brasileira fracassou nas últimas três Copas, nas quais chegou como favorita – é capaz de diminuir o entusiasmo do torcedor depois da vitória por 3 a 0 desta quarta-feira, com gols de Philippe Coutinho, Neymar e Marcelo, na gelada noite na zona leste de São Paulo. Com o técnico Tite, o dono da festa no Itaquerão, já são oito vitórias seguidas nas Eliminatórias, 23 gols marcados e apenas dois sofridos, classificação garantida para o Mundial, além da liderança do ranking da Fifa. O 7 x 1 ainda dói, mas com o capitão Neymar na fase mais madura da carreira, um treinador-ídolo, e uma equipe organizada, a empolgação é inevitável.

O público paulista, tantas vezes apontado como exigente e até amargo em relação à seleção, não foi caloroso como o nordestino ou barulhento como o mineiro, mas demonstrou afeto do aquecimento ao apito final. Neymar, assim como em suas outras passagens por Itaquera, na Copa de 2014 e na Rio-2016, foi celebrado pelos fãs a cada toque na bola. Até mesmo depois que desperdiçou um pênalti duvidoso, teve seu nome gritado em coro. Depois, fez explodir a arena, com uma bela arrancada que terminou nas redes. Só não foi mais ovacionado do que o técnico Tite, ídolo do Corinthians e agora de todo o país. O grito de “Olê Olê Olê, Tite, Tite” tem sido ouvido em todos os estádios por onde a equipe passa e ecoou ainda mais forte na arena alvinegra desde o anúncio da escalação no telão.

O Paraguai, que não perdia para o Brasil desde 2009, conseguiu a proeza de errar o primeiro toque do jogo, logo na saída de bola, mas fez uma primeira etapa bastante decente. O time dirigido por Francisco Arce, ídolo de Palmeiras e Grêmio nos tempos de lateral-direito, marcou forte – às vezes até demais, que o diga Neymar. De penteado discreto e braçadeira de capitão no braço, o camisa 10 confirmou em campo o que disse na coletiva: está mais maduro e em plena forma. Arrancando da esquerda para o centro, levou três pancadas em menos de dez minutos, mas manteve o foco. Paulinho, outro ex-corintiano aclamado em Itaquera, levantou a torcida ao pedir pênalti, ignorado pela arbitragem, e em sequência de arrancadas pela direita.

Quem novamente destoava era Marcelo, que abriu a Copa de 2014 com um gol contra no mesmo estádio, e mais uma vez desagradou os paulistas com erros bobos na primeira etapa – ele, porém, se redimiria em grande estilo. Quando a torcida começava a desanimar, Philippe Coutinho entrou em cena. O meia do Liverpool, que já arrancava suspiros da torcida com toques de classe e dribles curtos, encarou a defesa, tabelou com Paulinho, que deu belo toque de calcanhar, e bateu de primeira, de esquerda, sem chances para Anthony Silva, aos 33 minutos.

O time voltou para o segundo tempo com Thiago Silva no lugar de Marquinhos. O zagueiro marcado pelo fracasso em 2014 provocou reações: um misto de vaias e aplausos, quando teve o nome anunciado. O Brasil voltou com mais apetite, e teve a chance de ampliar logo aos cinco minutos, quando Neymar entrou driblando em velocidade até cair na área após dividida com a zaga. A torcida pediu pênalti e o árbitro concordou. Neymar, porém, deu uma paradinha e bateu mal, nas mãos de Anthony Silva. Como nas eliminações para o Paraguai nas Copas América de 2011 e 2015, a marca da cal foi inimiga do Brasil.

Neymar, porém, não desanimou e, aos 18 minutos, se redimiu. Com impressionante velocidade, arrancou pela esquerda, enfileirou marcadores e esperou o momento exato para finalizar. A bola ainda desviou na zaga e entrou, para delírio do público. O craque do Barcelona ainda voltou a marcar e celebrar efusivamente com a torcida dez minutos depois, mas, corretamente apesar do atraso, o gol foi anulado por impedimento. Ele seguiu driblando – e apanhando -, mas, conforme comentou Tite na prévia, com objetividade e sem menosprezo aos adversários. O terceiro gol, um golaço, coroou a festa. A linda trama entre Coutinho e Paulinho terminou com um toque de classe de Marcelo. O jogo terminou com gritos de “olé”, “o campeão voltou” e “Olê, olê, olê, Tite, Tite”. O técnico gaúcho proporcionou uma verdadeira metamorfose na seleção em oito jogos. Seu próximo desafio agora será conter a empolgação exagerada.

Brasil vence o Paraguai por 3 a 0 em Itaquera (Ivan Pacheco)

fonte
Por Luiz Felipe Castro
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário