terça-feira, 21 de março de 2017

Hong Kong anuncia que vai parar de importar carne brasileira

Apesar de temporária, medida é preocupante para o país, já que ex-colônia britânica é uma das principais importadoras do produto brasileiro

Ministro da Agricultura visita nesta terça-feira, a planta da Seara em Lapa (PR), um dos alvos da operação (Ivan Pacheco/VEJA)

Hong Kong se tornou o mais recente país a proibir a importação do alimento após a Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, levantar questões sobre a segurança da indústria de carne do país.

“Tendo em vista que a qualidade da carne exportada do Brasil é questionada, por prudência, o Centro de Segurança Alimentar suspendeu temporariamente a importação de carnes congeladas e refrigeradas e carne de aves do Brasil com efeito imediato”, informou a entidade em comunicado.

Um porta-voz da agência disse que continuará a manter contato com as autoridades brasileiras para obter informações detalhadas para futuras avaliações.

Hong Kong, que em 2016 importou 773.070 toneladas do alimento, se junta a China, Chile e União Europeia, que anunciaram na segunda-feira medidas para proibir temporariamente as importações do Brasil ou de empresas específicas acusadas pela PF de subornar funcionários sanitários por certificados de saúde. Os Estados Unidos e outros países disseram que iriam aumentar as inspeções.

Em contrapartida, a Coreia do Sul voltou atrás na decisão de banir a importação de frango produzido no Brasil e anunciou, na abertura do mercado financeiro do país, que retomou as compras da proteína. No entanto, de acordo com o Ministério da Agricultura do país, a fiscalização será intensificada.

As medidas preocupam o governo federal, que iniciou uma ofensiva para evitar o fechamento de mercados internacionais ao produto nacional – o que, na avaliação de Blairo Maggi, seria “um desastre”.

Tanto a JBS quanto a BRF têm negado a venda de carne ruim ou de subornar funcionários.

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, visita nesta terça-feira a planta da Seara em Lapa (PR), um dos alvos da operação. A empresa é uma das que exportam para a China.

(Com Estadão Conteúdo)
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário