quarta-feira, 3 de julho de 2013

Bolívia acenou com possibilidade de acolher Edward Snowden

Quando voltava para La Paz, avião de Evo Morales teve que mudar de rota.
Alguns países suspeitaram que o ex-espião americano estivesse lá dentro.

A Bolívia acenou com a possibilidade de acolher Edward Snowden, mas o futuro do americano que denunciou atividades de espionagem do governo dos Estados Unidos ainda é incerto.
A loteria está aberta. Já foi Hong Kong, depois a Rússia. Poderia ser a Islândia, Cuba ou Equador, e agora é a Bolívia o possível destino do homem em que o governo americano está louco para meter a mão.
Em uma visita à Rússia, o presidente Evo Morales disse que está pronto para dar asilo a quem revela atividades de espionagem, e que vai considerar o pedido assim que receber.
O que vai acontecer, no entanto, com o país que aceitar Edward Snowden? Nesta terça-feira (2), Evo Morales teve uma ideia das possíveis consequências. Segundo o governo da Bolívia, quando voltava de Moscou para La Paz, o avião do presidente teve que mudar de rota porque alguns países suspeitaram que o ex-espião americano estivesse lá dentro.
O avião deveria fazer uma escala em Lisboa, mas os bolivianos dizem que Portugal cancelou a permissão de sobrevoo e aterrissagem. A Espanha, então, autorizou um reabastecimento nas Ilhas Canárias, mas o voo teve de ser novamente redirecionado, pois a França não permitiu o sobrevoo do território francês. Morales acabou indo para Viena, na Áustria.
"Botaram em risco a vida do presidente. Snowden não estava no avião. Não sabemos quem inventou essa mentira", disse o chanceler boliviano.
O ex-técnico da CIA pediu asilo a 21 países. O Brasil e outros 12 negaram o pedido ou fizeram exigências que Snowden não pode ou não quer atender. Sete não responderam. Só Bolívia e Venezuela fizeram acenos.
O presidente Nicolas Maduro disse que Snowden precisa ser protegido. "Ele não matou ninguém. O que fez foi evitar uma ação ilegal contra o mundo inteiro", falou o venezuelano. Na área de trânsito do aeroporto de Moscou, Snowden não tem a mínima ideia do próprio futuro, mas sabe bem o barulho que provocou.

fonte:http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/07/bolivia-acenou-com-possibilidade-de-acolher-edward-snowden.html
Alan Severiano - Nova York, EUA
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário