domingo, 1 de setembro de 2013

Síndrome do Sotaque Estrangeiro: Britânica acordou com sotaque chinês

Como você se sentiria se fosse dormir e acordasse com sotaque de outro país?

Você é brasileiro, mas acordou com sotaque russo, indonésio, dinamarquês ou grego. O que fazer?
Sarah Colwill, de 38 anos, não tem a resposta. Em 7 de março de 2010 ela acordou para sua rotina diária e quando pronunciou a primeira palavra percebeu que tinha algo que soava como chinês.

Ela é uma das poucas pessoas no mundo a ser diagnosticada oficialmente com a Síndrome do Sotaque Estrangeiro, um problema que afeta apenas 61 pessoas no mundo, em casos clinicamente confirmados entre o ano de 1941 a 2012.

Quem gostaria de viver com um sotaque e uma voz que não lhe pertence? A BBC realizou um documentário que mostrou o drama de Sarah.
Tudo começou quando ela sentiu uma forte dor de cabeça, sendo levada às pressas para o hospital. Os médicos ficaram perplexos quando na manhã seguinte ela acordou com um sotaque de um chinês que aprendeu a falar inglês.


“Tem sido uma coisa horrível. As pessoas automaticamente assumem que sou estrangeira”, disse.

Estima-se que esta síndrome é provocada por fortes dores de cabeça que leva a uma lesão neurológica. Muitos médicos ainda veem o problema com ceticismo.

O esposo de Sarah, Kay Russel, 52, que também está no documentário, sofreu do mesmo problema. Após fortes dores de cabeça, acordou com um sotaque francês: “Até eu conhecer Kay, pensava que eu era a única pessoa no mundo que estava passando por isso”, disse.

A síndrome é raríssima e faltam profissionais para estudá-la. Um dos poucos que se habilita a desvendar o mistério, o professor Nick Miller, acrescenta: “Existem alguns tópicos comuns que permeiam suas histórias. Há muita frustração sobre “por que eu?” e “por que é que ninguém consegue explicar isso comigo?””.
Não existe nenhum tipo de cura ou tratamento. Os portadores até podem realizar terapia vocal com fonoaudiólogos, mas até o momento nada parece surtir efeito.

fonte:http://www.jornalciencia.com/saude/mente/2822-sindrome-do-sotaque-estrangeiro-britanica-acordou-com-sotaque-chines
por Osmairo Valverde
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário