terça-feira, 23 de abril de 2013

Dzhokhar Tsarnaev é formalmente indiciado por bombas em maratona

Suspeito está internado em hospital de Boston e se comunica escrevendo.
Ataque deixou três mortos e cerca de 180 feridos no dia 15.


Autoridades americanas confirmaram que o suspeito dos ataques à Maratona de Boston, Dzohkhar Tsarnaev, foi formalmente indiciado nesta segunda-feira (22), mesmo estando internado no hospital Beth Israel Deaconess, em Boston.

Ele foi indiciado por "uso e complô de utilização de uma arma de destruição em massa contra pessoas e bens dos Estados Unidos", além de "destruição voluntária de bens com artefato explosivo", segundo um comunicado do departamento de Justiça.

"Foi apresentada uma denúncia", disse o oficial Gary Wente, acrescentando que um juiz estava presente quando Tsarnaev foi acusado em sua cama no hospital. O indiciamento foi considerado a primeira aparição em uma corte do jovem, apesar de ele ainda estar no hospital.
A acusação permite que Tsarnaev seja condenado à pena de morte ou prisão perpétua. Entretanto, a promotoria ainda não decidiu se pedirá a pena de morte.

Segundo o jornal "The Boston Globe", a Defensoria Pública Federal designou um defensor para o caso, mas não se pronunciou sobre o indiciamento.
A primeira audiência do caso foi fixada para 30 de maio, segundo a promotoria. Ainda não se sabe se o suspeito estará presente. O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, afirmou que Tsarnaev será julgado por um tribunal civil e não por um tribunal militar de exceção, como exigiam alguns congressistas republicanos.
"Ele não vai ser tratado como um combatente inimigo", Carney disse a repórteres em uma entrevista para a imprensa. "Vamos processar através do nosso sistema de justiça civil. Sob a lei dos EUA, cidadãos dos Estados Unidos não podem ser julgados em instâncias militares".
Os ataques a bomba na Maratona de Boston ocorreram na reta final da prova, no dia 15, e deixaram três mortos e cerca de 180 feridos. O irmão de Dzohkhar, Tamerlan, também era suspeito do atentado e foi morto pela polícia em um confronto na última sexta.

Ainda segundo o jornal "The Boston Globe", o agente do FBI Daniel Genck disse em uma declaração juramentada que Dzohkhar tinha mais lesões visíveis no corpo quando foi capturado do que o anunciado, incluíndo aparentes lesões a tiro na cabeça, pescoço, pernas e mãos.
Minuto de silêncio
Uma semana depois do ataque, a cidade de Boston fará um minuto de silêncio para relembrar as vítimas. O cenário das explosões ainda não recuperou a total normalidade, com algumas ruas ainda fechadas para maiores investigações.

"Este momento de silêncio servirá para refletir sobre o que aconteceu esta semana e recordar dos que perderam a vida ou a viram alterada para sempre", declarou o prefeito de Boston, Thomas Menino, em um comunicado.
O minuto de silêncio começará às 14h50 (15h50 de Brasília), na hora em que explodiu a primeira bomba. Os sinos de todas as igrejas do estado de Massachusetts tocarão logo em seguida.
O Massachusetts Institute of Technology (MIT), informou que fará nesta quinta-feira uma cerimônia em homenagem ao policial morto Sean Collier

fonte:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/04/dzhokhar-tsarnaev-e-formalmente-indiciado-por-bombas-em-maratona.html
imagem:www.newyorker.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário