quarta-feira, 24 de abril de 2013

Vacinação contra a gripe está longe de atingir a meta em Alagoas

Cobertura vacinal a poucos dias do fim da campanha está abaixo dos 50%.
Gestores do estado tentam viabilizar vacinação nos municípios alagoanos.


A menos de três dias para encerrar a campanha de vacinação contra a gripe (H1N1), o estado de Alagoas ainda não atingiu nem a metade da meta de imunizações estabelecidas pelo Ministério da Saúde. A situação é preocupante diante dos dados da gerência do Programa de Imunização do Estado, que contabilizou até agora a vacinação de apenas 42% do público-alvo da campanha.


A meta de Alagoas para este ano é imunizar, no período de 15 a 26 de abril, mais de 544 mil pessoas contra o vírus da gripe. Para isso, o governo federal disponibilizou 596.430 doses da vacina para o estado, que foram distribuídas nas secretarias de Saúde dos 102 municípios alagoanos

Rio Largo é um dos municípios de Alagoas que ainda não atingiu a meta. Segundo os dados da secretaria municipal de Saúde, foram imunizados pouco mais de 43% do público-alvo. Em um dos postos de saúde da Mata do Rolo até existem vacinas, mas faltam pessoas para tomar as doses.

Veja também:
Maior cemitério público de Maceió coloca em risco a saúde da população
Artesãs de Alagoas vão participar de exposição em Nova Iorque

No outro posto que fica no centro de Rio Largo a falta de energia elétrica comprometeu a vacinação, já que a geladeira onde ficam as vacinas reservas não podia se aberta para não perder a temperatura adequada de armazenamento.

A gerente do Programa de Imunização do Estado, Denise Castro, expôs que para ajudar Alagoas a atingir a meta, técnicos da Saúde estão visitando os municípios para contribuir no planejamento da vacinação.

“Estamos auxiliando o município como podemos para que o estado atinja a meta de vacinação estabelecida. Assim, os técnicos estão indo até os municípios para saber do que eles necessitam, seja de apoio de pessoal ou carro de tração para melhorar a logística e fazer as vacinas chegarem até a população”, expôs Denise Castro ao evidenciar que vem acompanhando diariamente os dados registrados pelos municípios no sistema de vacinação.

Para tentar aumentar os índices foram montados postos volantes e especiais em diversos pontos do estado para tentar facilitar o alcance até a população.

Este ano o Ministério da Saúde pretende vacinar 32 milhões de pessoas em todo o Brasil. Fazem parte do grupo prioritário para receber as doses da vacina idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, doentes crônicos, indígenas, detentos, profissionais da área de saúde e gestantes. A novidade deste ano são as mulheres que tiveram filhos até 45 dias.

fonte:http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/04/vacinacao-contra-gripe-esta-longe-de-atingir-meta-em-alagoas.html
Do G1 AL, com informações da TV Gazeta
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário