Cobertura vacinal a poucos dias do fim da campanha está abaixo dos 50%.
Gestores do estado tentam viabilizar vacinação nos municípios alagoanos.A menos de três dias para encerrar a campanha de vacinação contra a gripe (H1N1), o estado de Alagoas ainda não atingiu nem a metade da meta de imunizações estabelecidas pelo Ministério da Saúde. A situação é preocupante diante dos dados da gerência do Programa de Imunização do Estado, que contabilizou até agora a vacinação de apenas 42% do público-alvo da campanha.
A meta de Alagoas para este ano é imunizar, no período de 15 a 26 de abril, mais de 544 mil pessoas contra o vírus da gripe. Para isso, o governo federal disponibilizou 596.430 doses da vacina para o estado, que foram distribuídas nas secretarias de Saúde dos 102 municípios alagoanos
Rio Largo é um dos municípios de Alagoas que ainda não atingiu a meta. Segundo os dados da secretaria municipal de Saúde, foram imunizados pouco mais de 43% do público-alvo. Em um dos postos de saúde da Mata do Rolo até existem vacinas, mas faltam pessoas para tomar as doses.
Maior cemitério público de Maceió coloca em risco a saúde da população
Artesãs de Alagoas vão participar de exposição em Nova Iorque
No outro posto que fica no centro de Rio Largo a falta de energia elétrica comprometeu a vacinação, já que a geladeira onde ficam as vacinas reservas não podia se aberta para não perder a temperatura adequada de armazenamento.
A gerente do Programa de Imunização do Estado, Denise Castro, expôs que para ajudar Alagoas a atingir a meta, técnicos da Saúde estão visitando os municípios para contribuir no planejamento da vacinação.
“Estamos auxiliando o município como podemos para que o estado atinja a meta de vacinação estabelecida. Assim, os técnicos estão indo até os municípios para saber do que eles necessitam, seja de apoio de pessoal ou carro de tração para melhorar a logística e fazer as vacinas chegarem até a população”, expôs Denise Castro ao evidenciar que vem acompanhando diariamente os dados registrados pelos municípios no sistema de vacinação.
Para tentar aumentar os índices foram montados postos volantes e especiais em diversos pontos do estado para tentar facilitar o alcance até a população.
Este ano o Ministério da Saúde pretende vacinar 32 milhões de pessoas em todo o Brasil. Fazem parte do grupo prioritário para receber as doses da vacina idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, doentes crônicos, indígenas, detentos, profissionais da área de saúde e gestantes. A novidade deste ano são as mulheres que tiveram filhos até 45 dias.
fonte:http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/04/vacinacao-contra-gripe-esta-longe-de-atingir-meta-em-alagoas.html
Do G1 AL, com informações da TV Gazeta
Nenhum comentário:
Postar um comentário