Gigantescas árvores fósseis petrificadas foram encontradas no norte da Tailândia. A maior mede 72,2 metros, o que sugere que a árvore original tinha mais de 100 metros, se aproximando da altura das maiores sequoias e eucaliptos que existem atualmente – que podem chegar a cerca de 130 metros de altura.
Entretanto, as árvores antigas não parecem estar relacionadas com as mais altas que existem hoje. Cientistas acreditam que elas estejam intimamente relacionadas com uma espécie chamada Koompassia elegans, que pertence à mesma família dos feijões e ervilhas.
As árvores petrificadas tem cerca de 800 mil anos, e provavelmente viviam numa floresta tropical úmida. Curiosamente, hoje não exitem árvores na Tailândia que se aproximem do tamanho dessas antigas e gigantescas árvores encontradas. Os pesquisadores acreditam que isso acontece porque o local onde os fósseis foram encontrados se modificou muito, com a possibilidade de ter havido alguma elevação na região ao longo dos anos. [Livescience/SmartBrief]
fonte:http://hypescience.com/maior-arvore-petrificada-do-mundo-e-encontrada-na-tailandia/
Por Stephanie D’Ornelas
Nenhum comentário:
Postar um comentário