terça-feira, 30 de abril de 2013

Projeto de limitar poderes do Supremo pode ser arquivado

Encontro entre os presidentes da Câmara e do Senado com o ministro do STF apontou para um entendimento entre os poderes.


Depois de debates acalorados, os presidentes da Câmara e do Senado se reuniram com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.


No que depender da cúpula do PMDB no Congresso, a temperatura baixou. Renan Calheiros e Henrique Eduardo Alves admitiram que a proposta que limita os poderes do Supremo pode ser arquivada pelo Congresso. E ouviram do ministro Gilmar Mendes que ele vai submeter ao plenário do Supremo a decisão de suspender a votação do projeto que dificulta a criação de novos partidos.
Eles chegaram juntos e sorrindo. Vinham de um encontro com o ministro do Supremo, Gilmar Mendes. O presidente da Câmara fez questão de dizer que está tudo bem e que a conversa foi amistosa.
“Vamos examinar o que é possível fazer para não deixar nenhum ruído que venha estremecer as relações que têm que ser respeitosas, integralmente respeitosas, de parte a parte, Judiciário e Legislativo”, afirmou o presiente da Câmara, deputado Henrique Alves.
Um dos motivos que geraram a crise entre os poderes foi uma proposta de emenda à Constituição que submete decisões do Supremo ao Congresso e que foi aprovada simbolicamente em uma comissão. A proposta pode ser arquivada se houver entendimento de que fere a Constituição, segundo o presidente da Câmara.
Os presidentes conversaram também sobre o outro ponto de tensão entre os poderes e ouviram do ministro Gilmar Mendes que ele vai submeter ao plenário a decisão que tomou de impedir a votação no Senado do projeto que dificulta a criação de novos partidos.
O clima é de diálogo, mas há no Congresso uma comissão que foi criada em 2012 para discutir propostas que delimitem claramente o papel de cada um dos três poderes . Entre elas, há um projeto que fixa mandato de sete anos para os futuros ministros de tribunais superiores. Hoje, o cargo é vitalício.

fonte:http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/04/projeto-de-limitar-poderes-do-supremo-pode-ser-arquivado.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário