Presidente Jacob Zuma visita Mandela e leva a televisão atrás. Imagens que mostram um Nobel da Paz muito debilitado deixaram sul-africanos indignados com o óbvio aproveitamente político.
SABC Jacob Zuma e Nelson Mandela
A estação de televisão estatal sul-africana SABC divulgou ontem imagens do antigo Presidente, Nelson Mandela, captadas na sua casa de Joanesburgo, durante uma visita de dirigentes políticos do Congresso Nacional Africano (ANC).
O Nobel da Paz surge sentado numa poltrona, debilitado e sisudo, enquanto à sua volta diversos membros do Governo, incluindo o atual Presidente, Jacob Zuma, conversam alegremente.
A publicação destas imagens, está a suscitar uma onda de protestos através da rede social Twitter, com os internautas a acusarem o ANC de explorarem a imagem de Nelson Mandela, atualmente com 94 anos.
A bloguer sul-africana Khaya Dlanga diz que estas imagens lhe fazem lembrar uma fotografia tirada em Robben Island, onde Mandela esteve preso durante mais de duas décadas.
"Parecia que estava ali contra a sua vontade. Todos sorriam menos ele. Foi muito penoso ver aquela situação", escreveu Khaya Dlanga.
"Depois de tudo o que Madiba [como é carinhosamente chamado pelos sul-africanos] fez por nós, é assim que o tratam, como um animal no jardim zoológico", publicou no Twitter um outro internauta, Brent Lindeque.
"Ele parece tão frágil. O melhor era deixá-lo em paz", escreveu também no Twitter o radialista Aki Anastasiou.
No final da visita, o porta voz do ANC divulgou um comunicado onde se podia ler: "Ficámos contentes que o Presidente Mandela esteja bem de saúde e a receber os melhores cuidados médicos".
O Presidente Jacob Zuma, que se recandidata à presidência da África do Sul no próximo ano, acrescentou: "Mandela está em boa forma e bem-disposto. Como podem ver, está mesmo bem e quase restabelecido. Estamos muito felizes".
Nelson Mandela regressou a casa há cerca de três semanas depois de ter estado hospitalizado pela terceira vez em cinco meses, devido a uma recorrente infeção pulmonar.
fonte: http://expresso.sapo.pt/video-de-mandela-gera-onda-de-protestos
Carlos Abreu
Nenhum comentário:
Postar um comentário