terça-feira, 30 de abril de 2013

Vídeo de Mandela gera onda de protestos

Presidente Jacob Zuma visita Mandela e leva a televisão atrás. Imagens que mostram um Nobel da Paz muito debilitado deixaram sul-africanos indignados com o óbvio aproveitamente político.

SABC Jacob Zuma e Nelson Mandela

A estação de televisão estatal sul-africana SABC divulgou ontem imagens do antigo Presidente, Nelson Mandela, captadas na sua casa de Joanesburgo, durante uma visita de dirigentes políticos do Congresso Nacional Africano (ANC).

O Nobel da Paz surge sentado numa poltrona, debilitado e sisudo, enquanto à sua volta diversos membros do Governo, incluindo o atual Presidente, Jacob Zuma, conversam alegremente.

A publicação destas imagens, está a suscitar uma onda de protestos através da rede social Twitter, com os internautas a acusarem o ANC de explorarem a imagem de Nelson Mandela, atualmente com 94 anos.

A bloguer sul-africana Khaya Dlanga diz que estas imagens lhe fazem lembrar uma fotografia tirada em Robben Island, onde Mandela esteve preso durante mais de duas décadas.

"Parecia que estava ali contra a sua vontade. Todos sorriam menos ele. Foi muito penoso ver aquela situação", escreveu Khaya Dlanga.

"Depois de tudo o que Madiba [como é carinhosamente chamado pelos sul-africanos] fez por nós, é assim que o tratam, como um animal no jardim zoológico", publicou no Twitter um outro internauta, Brent Lindeque.

"Ele parece tão frágil. O melhor era deixá-lo em paz", escreveu também no Twitter o radialista Aki Anastasiou.

No final da visita, o porta voz do ANC divulgou um comunicado onde se podia ler: "Ficámos contentes que o Presidente Mandela esteja bem de saúde e a receber os melhores cuidados médicos".

O Presidente Jacob Zuma, que se recandidata à presidência da África do Sul no próximo ano, acrescentou: "Mandela está em boa forma e bem-disposto. Como podem ver, está mesmo bem e quase restabelecido. Estamos muito felizes".

Nelson Mandela regressou a casa há cerca de três semanas depois de ter estado hospitalizado pela terceira vez em cinco meses, devido a uma recorrente infeção pulmonar.

fonte: http://expresso.sapo.pt/video-de-mandela-gera-onda-de-protestos
Carlos Abreu
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário