segunda-feira, 22 de abril de 2013

'Falha humana', diz responsável por carro que derrubou Ana Maria Braga

Veículo sem motorista atingiu a apresentadora ao vivo, nesta segunda (22).
Ana Maria Braga sofreu ferimentos leves na boca e nas mãos e passa bem.



O professor Alberto Ferreira de Souza, coordenador do projeto do carro autônomo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), afirmou que o acidente envolvendo a apresentadora Ana Maria Braga na manhã desta segunda-feira (22) foi falha humana e ocorreu devido a "não realização de alguns procedimentos técnicos de segurança".

Ana Maria Braga foi atropelada ao vivo durante transmissão do programa 'Mais Você' por um modelo de carro que anda somente com o auxílio de câmeras e sensores, sem precisar de motorista. Segundo a assessoria da artista, ela sofreu ferimentos leves na boca e nas mãos e passa bem.
A apresentadora testou o veículo dentro do Projac e conversava com o professor sobre o carro quando, durante a entrevista, o veículo se movimentou inesperadamente para trás e a porta dianteira, do lado do carona, atingiu Ana Maria Braga, que caiu no chão (veja o acidente no vídeo acima).


Veja também:
Ana Maria Braga mostra foto antiga de biquíni na piscina
Ana Maria Braga diz que sol não é uma estrela


'Foi um acidente'
Ferreira de Souza disse que houve falha na hora de mudar o sistema de automático/robô para manual/ser humano. "Fui destravar para abrir a porta traseira e não verifiquei que o freio não estava puxado. O processo não foi feito corretamente. Quando desativei o robô e passei para o controle manual, o carro começou a descer. Tentei ativar o freio, mas o carro já estava em movimento e não consegui. A porta do carona estava aberta e atingiu a Ana Maria, mas ainda bem que não houve nada grave. Ela se preocupou em nos tranquilizar. Foi um acidente", disse.

Fui destravar para abrir a porta traseira e não verifiquei que o freio não estava puxado. O processo não foi feito corretamente"
Alberto Ferreira de Souza, coordenador do projeto do carro autônomo

Ela foi proteger o rosto e machucou os dedos. Ela sofreu escoriações no dedo e no canto direito da boca, mas está bem"
Viviane De Marco, diretora geral do programa Mais Você

Outra falha apontada por Alberto foi o fato dele não estar com o "sistema de parada de emergência" em mãos. "Tínhamos combinado de eu iria no banco de trás do carro, acompanhando, mas a Ana Maria pediu para ir dirigindo sozinha e não vi problema. Só que o sistema de parada de emergência, que ficaria na minha mão, ficou dentro do carro e eu não percebi. Como mudamos o script, não fiz os procedimentos que deveria fazer durante a parada do carro, no início, e depois não consegui parar quando precisou", afirmou o professor.
Ele disse que a falha foi humana e explicou que o carro, enquanto estava no comando de robô, não apresentou nenhum problema. "Tanto que o carro estava parado, porque o último comando dado ao computador foi stop. O carro andou quando passei para o modo manual sem verificar o freio", reforçou.
Ana Maria Braga passa bem

A diretora geral do programa Mais Você, Viviane De Marco, disse pela manhã que Ana Maria Braga foi para o hospital fazer exames, mas que passa bem. "Ela foi proteger o rosto e machucou os dedos. Ela sofreu escoriações no dedo e no canto direito da boca, mas está bem. Saiu daqui andando e foi com o doutor Guilherme Furtado para o hospital para fazer os exames", contou.
A assessoria informou também que Ana tomou um analgésico logo após o acidente e esteve em uma reunião de pauta. O médico do programa, Guilherme Furtado, chegou ao Projac, na Zona Oeste do Rio, de onde é transmistido o "Mais Você", para levar a apresentadora ao hospital.
Após o incidente, a apresentadora recebeu os primeiros atendimentos, se recuperou e conseguiu voltar ao programa. Ela recebeu um professor e seus alunos que explicaram mais sobre as novas tecnologias do veículo.

fonte:http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2013/04/falha-humana-diz-responsavel-por-carro-que-derrubou-ana-maria-braga.html
Amanda Monteiro - Do G1 ES
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário