domingo, 28 de abril de 2013

Treze mortos em disputa entre gangues numa prisão do México


Reclusos recorreram a armas brancas fabricadas artesanalmente, numa luta que alastrou a grande parte das celas.
Entre 2011 e a primeira metade do ano passado morreram 278 pessoas nas prisões mexicanas, que estão sobrelotadas Reuters/stringer

Treze pessoas morreram e 65 ficaram feridas numa luta numa prisão no estado mexicano de San Luis Potosi, anunciou neste sábado o governo regional num comunicado.

A rixa, que aconteceu na manhã deste sábado, alastrou à maior parte das celas daquela cadeia de La Pila, acrescentaram as autoridades, que levaram várias horas a conseguir controlar a situação.

Os detidos utilizaram armas brancas artesanais, indicou ainda o comunicado, que não explicava o que teria estado na origem do desentendimento.

Episódios deste género acontecem com alguma frequência nas prisões sobrelotadas do México – que com capacidade para apenas 188.147 pessoas têm actualmente 237.580 – que nalguns casos são de facto controladas por gangues.

Apesar de todas as promessas de reformas feitas depois do último grande incidente, que levou, no ano passado, à morte de 44 reclusos, ainda não foram tomadas medidas significativas que ajudem a resolver o problema.

Segundo o mediador da Comissão Nacional dos Direitos do Homem, 278 pessoas morreram nas prisões mexicanas durante 2011 e no primeiro semestre de 2012, entre incidentes deste género e suicídios.

fonte:http://www.publico.pt/mundo/noticia/treze-mortos-em-disputa-entre-gangs-numa-prisao-do-mexico-1592742
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário