
Além de Jonathas Cassiano Araújo, 21, identificado pelas câmeras de segurança do posto de gasolina de onde foram sacados R$ 30 da conta da dentista, foram detidos Victor Miguel Souza Silva, 24, e dois adolescentes de 17 anos. Um dos integrantes da quadrilha que atuava em consultórios odontológicos ainda está foragido - Thiago de Jesus Pereira, 25.
Cinthya foi queimada viva porque os assaltantes se irritaram com a baixa quantia de dinheiro disponível na conta da vítima. O crime ocorreu na quinta-feira no Jardim Hollywood, em São Bernardo. A dentista foi enterrada na sexta-feira no cemitério da Vila Euclides, na mesma cidade.
De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Maurício Blazeck, o crime foi esclarecido. Junto com os presos, foram encontradas duas mochilas contendo desde pertences de vítimas anteriores, como óculos de sol, celulares e notebook, até a arma usada nos crimes - uma pistola Taurus calibre 380 cromada com numeração raspada.
Está sendo investigado o envolvimento da quadrilha em cerca de oito assaltos a consultórios odontológicos entre São Bernardo e a Zona Sul da Capital. Em um dos casos, ocorrido no dia 16 de abril no Ipiranga, Victor chegou a fazer ficha fornecendo nome, endereço e telefone. Policiais localizaram o documento no lixo do local.
Segundo a polícia, Cinthya foi amarrada e encharcada com álcool enquanto o menor e Victor brincavam com um isqueiro perto para aterrorizar a vítima. Ao receberem telefonema de Jonathas sobre o valor disponível na conta bancária da dentista, o menor teria ficado irritado e ateado fogo.
O outro adolescente, porém, não teve participação direta no crime. De acordo com a polícia, ele teria apenas fornecido abrigo aos criminosos.
A diretora do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), Elisabete Ferreira Sato Lei, ressaltou que os presos são dependentes químicos e demonstram crueldade impressionante.
Para o secretário estadual da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, é preciso rever o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). "Os cidadãos de bem estão expostos e a resposta é a rigidez da lei", considera. Jonathas e Victor foram levados a CDPs (Centros de Detenção Provisória). Os menores irão para a Fundação Casa.
Será realizada hoje caminhada pela paz em homenagem à dentista. A concentração será às 8h30 em frente à Capela Imaculada Conceição, na Rua Copacabana, no Jardim Hollywood. Os participantes vestirão roupas brancas.
Natália Fernandjes - Do Diário do Grande ABC
Nenhum comentário:
Postar um comentário