sexta-feira, 26 de abril de 2013

Azeite: alimento funcional, sim!

(Foto: Thinkstock)

Ele dá um toque super especial aos alimentos e não falta no cotidiano daqueles que buscam uma alternativa mais saudável nos pratos. Até agora como coadjuvante, tem conquistado cada vez mais espaço à mesa e já dá sinais de que pode, sim, ser um protagonista de peso na alimentação. Já sabe de quem estamos falando? Ponto para quem apostou no azeite!
O azeite é extraído das azeitonas, fruto das oliveiras. Segundo a nutricionista funcional e personal diet Débora Sorgi, dá para fazer uma coleção dos benefícios que este alimento traz para saúde. Já foram feitos inúmeros estudos ao redor do mundo e, em cada um deles, a lista dos pontos positivos só cresce. Para começar, uma colher de sopa possui 90 calorias. A recomendação é que sejam consumidas de uma a quatro colheres por dia, de acordo com o objetivo e a característica de cada um.

O nutriente em evidência no azeite é a gordura monoinsaturada, necessária e indispensável no organismo para manter diversas funções dentro do corpo. "Além da gordura monoinsaturada, são encontrados na composição os polifenóis - que são compostos antioxidantes fortíssimos -, o famoso grupo dos ômegas ou ácidos graxos essenciais (ômega 3, ômega 7, ômega 9 e ômega 6), além das vitaminas lipossolúveis (A,D, E e K), em especial a vitamina E que está em maior quantidade do que as demais", explica a nutricionista.
Trocando em miúdos, todos esses nutrientes e compostos são responsáveis pela característica medicinal única, que traz grande efeito preventivo para a saúde. "O azeite ajuda a prevenir arteriosclerose, derrame e câncer; protege o coração, o cérebro, a parede do estômago quanto a agressores externos; possui ação nutritiva para pele - inclusive protegendo contra o envelhecimento -, cabelos e unhas; ajuda a reduzir gorduras abdominais; auxilia no bom funcionamento do pâncreas e melhora a saúde dos ossos", pontua Débora.

Além de tudo isso, alguns nutrientes do azeite têm poder anti-inflamatório e auxiliam os neurotransmissores cerebrais, contribuindo para a melhora no quadro de hiperatividade em crianças, Males de Alzheimer e Parkinson, depressão, menopausa, TPM, entre outros. Bom, não é?
Os especialistas garantem que, com tantos benefícios, é impossível ficar sem ele diariamente na nossa alimentação. Mas não adianta usar qualquer azeite. "É importante compreender que tipo utilizar e que características ele deve apresentar para ser tão benéfico à saúde", orienta a nutricionista.

Os demais tipos de azeites são conseguidos a partir da segunda prensagem e acabam não mantendo tamanho grau de pureza e qualidade. São menos concentrados e podem não ser extraídos a frio o que compromete ainda mais a qualidade.
E qual a melhor forma de utilizar o azeite extra virgem? Débora Sorgi ressalta que quanto menos processar os alimentos melhor, pois eles mantem mais a suas características originais, o que no caso do azeite são as mais interessantes. "Portanto, usar em saladas ou por cima da comida sem aquecer é, sem dúvida, a melhor forma de utilização. Caso opte por cozinhar com o azeite não permita que ele atinja temperaturas muito elevadas", ensina.
Para que seu azeite esteja sempre 100%, siga algumas recomendações da especialista: prefira os de vidro escuro, armazene em geladeira ou em ambiente fresco sem luz. Uma ótima forma para dar um plus no azeite é aromatizá-lo. Quer a receita?

Azeite aromatizado
Ingredientes:
500ml de azeite de oliva extra virgem
4 dentes de alho
1 pimenta dedo de moça inteira
1 colher de chá de pimenta rosa
1 ramo de alecrim
1 colher de chá de manjericão desidratado
2 folhas de louro

Modo de preparo:
Em um galheteiro higienizado acrescente o azeite, corte os dentes de alho ao meio e misture.
Corte a pimenta dedo de moça muito bem higienizada em três partes e adicione, colocando, também, o restante dos ingredientes. Misture bem.
Tampe, armazene em local escuro e fresco e deixe curtir por uma semana.
Depois, é só utilizar em saladas, pães e para finalizar preparações.

Gostou? Então veja também uma receita de molho para salada com iogurte e azeite de oliva. Aproveite e bom apetite!

Molho leve de iogurte e azeite
Ingredientes:
1 pote de iogurte natural
1 colher de óleo de canola
4 colheres de sopa de azeite de oliva
¼ de dente de alho amassado
Sal a gosto
Manjericão, hortelã, orégano, se desejar
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes, deixando as ervas para o final.

fonte:http://br.mulher.yahoo.com/azeite-alimento-funcional-sim-140700022.html
Por Carolina Mouta | Yahoo! Contributor Network
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário