quarta-feira, 24 de abril de 2013

Pesquisadores obtêm diesel a partir de bactéria

Pesquisadores obtiveram diesel a partir de bactéria E.Coli

Pesquisadores britânicos conseguiram obter diesel a partir de uma bactéria geneticamente modificada. Os cientistas da Universidade de Exeter modificaram uma amostra da bactéria E. Coli – que vive no intestino humano e transforma o açúcar que absorve em gordura. Usando biologia sintética, a equipe alterou os mecanismos celulares da bactéria para que o açúcar fosse convertido em moléculas de óleo que são quase idênticas ao diesel convencional, derivado de petróleo.
O estudo, divulgado na publicação Proceedings of the National Academy of Sciences, afirma que o combustível sintético poderia ser uma alternativa viável aos combustíveis fósseis.

- Nosso desafio é aumentar a produção antes de chegar a qualquer forma de fabricação industrial do combustível – disse o professor John Love, biólogo sintético da Universidade de Exeter pesquisador.
- Nós temos um período de três a cinco anos para fazer isso e depois veremos se valerá a pena seguir em frente – acrescentou Love.
A equipe de pesquisadores também está analisado as chances de a bactéria converter outros componentes em combustível, como dejetos humanos e de animais.

Biocombustíveis
Atualmente há uma pressão para aumentar o uso de biocombustíveis em todo o mundo.
Metas estabelecidas pela União Europeia determinam que, até o final desta década, 10% dos combustíveis utilizados dentro do bloco sejam compostos de biocombustíveis.
O problema é que muitas formas de biodiesel e bioetanol atualmente em uso não são totalmente compatíveis com os motores de carro modernos, fazendo com que entre 5% e 10% tenham de ser misturados com combustíveis fósseis antes de os carros serem abastecidos.

Veja também:
Em defesa das iniciativas científicas sustentáveis
Estudo revela que famosos vivem menos 7 anos

No entanto, segundo o professor Love, o combustível obtido a partir da bactéria E.Coli modificada é diferente.
- Nós conseguimos obter um combustível que tem exatamente a composição exigida pelos motores modernos”, afirma. “Podemos até chamá-lo de “biocombustível fóssil – acrescentou.
Os biocombustíveis são considerados uma alternativa aos combustíveis fósseis porque poluem menos o meio ambiente.
Enquanto gasolina e diesel liberam dióxido de carbono, os biocombustíveis são considerados neutros em termos de emissões porque emitem na atmosfera a mesma quantidade de CO2 que as plantas das quais são produzidos absorvem.
No entanto, há críticas sobre a produção de biocombustíveis, que ocupam grandes áreas de plantio (como o milho, no caso do etanol americano) e pressionam o preço dos alimentos no mercado internacional.

De acordo com Geraint Evans, consultor da NFCC, consultoria de bioeconomia, essas questões também têm de ser consideradas na produção de combustível a partir de bactérias.
- Ao mesmo tempo em que isso aumenta as fontes potenciais de produção de diesel, é preciso pensar em sustentabilidade – afirma Evans. “Não é um truque de mágica, mas certamente uma outra ferramenta (na produção de combustíveis)”.

fonte:http://correiodobrasil.com.br/meio-ambiente/energia/pesquisadores-obtem-diesel-a-partir-de-bacteria
Por Redação, com BBC - de Londres
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário