sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Microgreens: pequenos vegetais podem ser cultivados em casa e têm até 40 vezes mais nutrientes

Os microgreens oferecem praticidade, variedades de sabores e fazem bem à saúde


Microgreens
Você já ouviu falar em microgreens? Basicamente, todo vegetal passa por essa fase, que é a segunda etapa de seu desenvolvimento. Mas a nova nomenclatura tem a ver com a descoberta de que esses pequenos vegetais podem ter até 40 vezes mais nutrientes que as suas fases finais de desenvolvimento - as normalmente consumidas por nós. Mas, antes de qualquer coisa, vamos entender como eles surgiram.

A história do microgreens
Nos anos 90, o chefe de cozinha Charlie Trotter buscava plantas que poderiam trazer algo novo em termos de paladar e estética para seus clientes. Em sua jornada, ele encontrou um agricultor chamado Lee Jones, que criava vegetais de maneira inusitada - antes mesmo de chegarem ao ponto final do crescimento, ele os coletava. Foi então que Trotter encontrou a inovação que tanto buscava e, com o decorrer do tempo, a novidade foi se espalhando a ponto de os microgreens terem serem comuns em restaurantes renomados da Califórnia e fazerem sucesso no mundo inteiro.

Mas o que eles são afinal?
Um microgreen não é nada mais que um micro vegetal comestível - ele pode ser uma hortaliça, erva aromática, legume, etc. O seu nome “micro” é devido ao tamanho, que varia entre 5 a 10 centímetros (da folha até a raiz). Os microgreens são surpreendentes em termos de sabor e são utilizados, em termos estéticos para intrigar clientes, sem contar que fazem bem à saúde.

Os pequenos vegetais não devem ser comparados a brotos, pois estes são a primeira fase de vida de uma planta - os brotos não precisam ser germinados no solo, necessitam de muita umidade e pouca luz. Já os microgreens são considerados a segunda fase do desenvolvimento de uma planta e precisam de solo ou um substrato livre de solo, além da presença da luz solar para se desenvolverem. Em relação aos brotos, seu crescimento é um pouco maior - vai até os cotilédones (considerados como folhas embrionárias porque estão presentes nas sementes antes da germinação).

Benefícios
O Journal of Agriculture and Food Chemistry publicou um estudo que compara o nível de nutrientes dos pequenos vegetais em relação aos mesmos vegetais adultos. Pesquisadores da University of Maryland College of Agriculture and Natural Resources (AGNR) e da United States Department of Agriculture (USDA) encontraram vitaminas C, E, K, os carotenoides beta-caroteno e luteína em 25 microgreens de coentro, aipo, repolho roxo, manjericão e rúcula.

A conclusão é que os pequenos vegetais apresentam de quatro a 40 vezes mais nutrientes do que os mesmo vegetais na sua fase final. Esse resultado é tão surpreendente que a pesquisa foi analisada diversas vezes. O pesquisador Qin Wang, professor assistente e PhD da University of Maryland em College Park disse, em uma entrevista à WebMD Health News que "os microgreens são colhidos logo após a geminação porque todos os nutrientes que eles precisam para crescer estão lá, e se eles são colhidos no momento certo, há uma alta concentração de nutrientes, o que contribui para o sabor e textura”.

Além de todas as características positivas já apresentadas, outra grande vantagem é a possibilidade de criar e cultivar microgreens em sua residência, mesmo que você more em apartamento. Dessa forma, você não gasta dinheiro e evita consumir vegetais com agrotóxicos.

E aí, que tal experimentar os micro vegetais? Se quiser, dê uma olhada no vídeo abaixo, que ensina como cultivar os seus próprios microgreens:



fonte:ecycle.com.br
por Equipe eCycle
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário