terça-feira, 22 de setembro de 2015

Operação desarticula 4 organizações criminosas que atuavam em SC

Ação 'Ex-Câmbio' da Polícia Federal foi deflagrada em SC, PR e RS.
Movimentação dos grupos chegava a 600 milhões de dólares por ano.

Mandados são cumpridos em Itajaí, SC, nesta terça (Foto: Luiz Souza/RBS TV)

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (22) a operação Ex-Câmbio, que desarticulou um esquema de crimes financeiros envolvendo quatro organizações criminosas integradas por doleiros que atuavam em Santa Catarina, suspeitas de movimentar cerca de 600 milhões de dólares por ano. A ação também ocorre no Paraná e Rio Grande do Sul.
Com 280 policiais federais, a operação cumpre 27 mandados de prisão, sendo 10 de prisão preventiva e 17 de prisão temporária, além de 68 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de condução coercitiva. Também foram bloqueados 30 veículos e 37 imóveis, sequestrados.

Os mandados são cumpridos em Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Dionísio Cerqueira, Porto Belo e Joinville, em Santa Catarina, além de Barracão e Curitiba, no Paraná, e Porto Alegre, no Rio Grande Sul.
Os envolvidos responderão pelos crimes de gestão fraudulenta de instituição financeira, instituição financeira clandestina, fraude cambial, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, e integração de organização criminosa.

Fraudes
De acordo com a PF, os grupos investigados, que atuavam como agentes oficias do mercado de câmbio, usavam as correspondentes cambiais como fachada para a prática de uma série de crimes financeiros e lavagem de dinheiro.

Entre as fraudes praticadas estavam a falsificação da identidade dos adquirentes da moeda estrangeira (boletagem) como também dos reais remetentes e destinatários de divisas ao exterior decorrentes do pagamento de importações (fraude cambial). Também praticavam a evasão de divisas mediante o sistema de dólar cabo.

A Polícia Federal afirma que os recursos obtidos com as atividades criminosas eram dissimulados de diversas maneiras, como o uso de laranjas para a compra de imóveis e carros de luxo e a movimentação de contas bancárias, contando ainda com a participação de dois gerentes de banco.

Investigação
A investigação teve início em 2011 com a apreensão de mais de 80 mil dólares transportados clandestinamente por um dos integrantes da organização criminosa investigada. No decorrer dos trabalhos já foram apreendidos mais de 350 mil dólares e R$ 400 mil em espécie.

fonte:g1.globo.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário