terça-feira, 15 de setembro de 2015

O primeiro transplante de cabeça do mundo já tem data marcada

Valery Spiridonov

O neurocirurgião italiano Sergio Canavero ganhou a atenção do mundo no ano passado quando anunciou seus planos para realizar o primeiro transplante de cabeça humana. Muitos duvidaram que um procedimento tão ultrajante pudesse realmente acontecer. Agora, Canavero tem uma data.

O cientista da computação russo Valery Spiridonov, de trinta anos de idade, está definido para se tornar o primeiro paciente a ter um transplante de cabeça no mundo em dezembro de 2017. Spiridonov sofre de uma condição de perda muscular genética rara conhecida como doença de Werdnig-Hoffmann. Não há atualmente nenhum tratamento conhecido.

Como você pode imaginar, o procedimento será cheio de desafios e incertezas. Há a possibilidade de arrepiar os cabelos de que a cabeça rejeite o corpo ou vice-versa. A medula espinhal pode não fundir adequadamente. Mesmo se tudo correr bem (e ele não morrer assim que tiver sua cabeça separada do corpo, como parece ser o mais óbvio a acontecer), não há como dizer se as capacidades mentais ou a personalidade de Spiridonov permanecerão as mesmas. Ele está embarcando em um território médico totalmente inexplorado.

Caso corra tudo bem, um transplante de cabeça humana bem-sucedido poderia abrir portas em termos de restauração de independência para as pessoas com deficiências graves. Para Spiridonov, os riscos valem a pena.

“Quando eu percebi que eu poderia participar de algo realmente grande e importante, eu não tive nenhuma dúvida em minha mente e comecei a trabalhar nesse sentido”, disse Spiridonov a Central de Notícias Europeia. “A única coisa que eu tenho é o sentimento de impaciência agradável, como se eu estivesse me preparando para algo importante toda a minha vida e isso estivesse começando a acontecer”. [Gizmodo]

fonte:hypescience.com
Autor: Jéssica Maes
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário