terça-feira, 22 de setembro de 2015

Papa falará pela primeira vez na história no Congresso dos EUA

Estados Unidos é o próximo destino do Papa após visita a Cuba.
Na segunda (21), ele participou de uma cerimônia com Raúl Castro.

No terceiro dia de visita a Cuba, o Papa celebrou a segunda missa no país. Francisco foi a Holguín, região de nascimento dos irmãos Castro e disse que os católicos precisam ter coragem.

Milhares de pessoas, entre elas o presidente Raúl Castro, acompanharam a cerimônia em Holguín, próxima da base militar de Guantanamo, mantida pelos americanos.

A igreja de Holguín á muito tempo se esforça para que seja devolvida aos cubanos e também para isso a homilia pontificou a coragem. “É preciso não ter medo de desafiar o que é conveniente", disse ele.

Francisco ressaltou o sacrifício da Igreja Católica para levar sua mensagem a todos os lugares de Cuba, onde há escassez de templos. Recentente o governo autorizou a construção de três novas igrejas, a primeira vez que isso acontece desde a revolução, há 66 anos.
O Papa visitou ainda uma colina importante para os católicos, onde uma cruz de madeira foi colocada por um frade ainda no século XVII.

A cruz foi retirada depois da ascensão de Fidel Castro ao poder, mas voltou para o lugar há 20 anos e vem se tornando um centro de peregrinação cada vez mais popular. Foi lá do alto que Francisco abençoou a cidade de Holguín.

O Papa elogiou o coro de crianças e pediu que rezassem por ele. No fim da tarde, Francisco voou para Santiago de Cuba, a segunda maior cidade do país.

Na manhã de terça-feira (22), o Papa reza uma missa em Santiago e, horas depois, segue para os Estados Unidos. Em Washington, o Papa terá uma agenda fortemente política. Será a primeira vez na história que um Papa vai entrar no Congresso americano.

fonte:g1.globo.com
Ilze Scamparini - Santiago de Cuba, Cuba
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário