sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Mortos no tumulto durante peregrinação em Meca passam de 717

Governo saudita criou uma comissão para investigar a causa da tragédia.
Acidente pode ter sido causado pela movimentação irregular de peregrinos.


O governo da Arábia Saudita criou uma comissão para investigar a causa da tragédia na cidade sagrada de Meca. Um tumulto provocou a morte de 717 pessoas durante a peregrinação anual de muçulmanos.

Os peregrinos pretendiam cumprir o ritual de jogar pedras contra um muro para simbolicamente espantar o diabo e relembrar um episódio vivido pelo Profeta Abraão, conforme o escrito no livro sagrado dos muçulmanos, o Alcorão.
A poucos quilômetros da Grande Mesquita de Meca, milhares de pessoas se dirigiam ao lugar conhecido como Jamrat. Em um cruzamento, dois grupos grandes se encontraram. Começou um empurra-empurra, veio o pânico, a correria e, por fim, centenas de pessoas morreram pisoteadas.

Mais de quatro mil profissionais de saúde e resgate se esforçaram para diminuir as perdas, mas tinham pouco a fazer.
A tradição diz que todo muçulmano deve ir a Meca pelo menos uma vez na vida. Na cidade onde Maomé nasceu e, segundo o Islã, recebeu as primeiras revelações do Alcorão, os peregrinos relembram a vida do profeta.

Eles recitam preces enquanto dão sete voltas em torno da Caaba, o lugar mais sagrado do mundo para o Islã.

O governo da Arábia Saudita havia mandado construir novos acessos e ampliar as áreas de grandes aglomerações. Apesar disso, depois do acidente, voltaram a surgir críticas sobre a suposta incapacidade dos sauditas de organizar a movimentação dessa multidão em direção a Meca e garantir a segurança de mais de 2,5 milhões de pessoas na maior peregrinação do mundo.

O governo saudita afirmou que o acidente pode ter sido causado pela movimentação irregular de peregrinos, que não teriam seguido as regras. Mas, em um dos países mais fechados do mundo, fica difícil saber exatamente como a tragédia começou e porque tanta gente morreu.

fonte:g1.globo.com
por Rodrigo Alvarez - Jerusalém, Israel
imagem:agenciabrasil.ebc.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário