quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Buraco “natural” de 80 metros de profundidade engole casas na Rússia


Um enorme buraco apareceu perto de uma cidade de mineração, na região de Perm, da Rússia, e triplicou de diâmetro nos últimos 10 meses.

O buraco gigante, perto da cidade de Solikamsk, agora possui 120 metros de diâmetro e quase 80 metros de profundidade.

Quando foi descoberto pela primeira vez, em novembro do ano passado, o sumidouro tinha entre 20 e 30 metros de profundidade. Embora a causa exata do buraco não seja conhecida, os cientistas acreditam que provavelmente esteja ligada a uma mina de potássio nas proximidades, que utiliza água do mar.


Muitas casas de verão da região foram engolidas pela expansão da cratera. As últimas imagens, tiradas de um helicóptero, mostram o abismo que ameaça as florestas ao entorno, assim como mais casas que permaneceram intactas à beira do precipício.


As operações da mina Solikamsk-2 já foram suspensas e 1300 trabalhadores foram enviados para casa. A decisão foi tomada pela Uralkali, a empresa que possui o direito de explorar o local, que está na região central do país.


As casas, utilizadas como pousadas de verão, foram abandonadas em 2005, após preocupações da erosão do solo no local. Uma fonte local disse que mais de 20 casas, atualmente desocupadas, afundaram na última erosão. O buraco ficou tão grande, que é possível avistá-lo do espaço. Uralkali é a maior produtora de potássio do mundo.

IB Times Foto: Reprodução / Daily Mail
fonte:jornalciencia.com
por Bruno Rizzato
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário