sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Tempestade derruba árvore e esqueleto medieval é encontrado em suas raízes


Os habitantes de Collooney – uma pequena cidade na Irlanda – fizeram uma descoberta chocante após uma violenta tempestade ter atingido a região. Na ocasião, uma faia de 200 anos de idade foi derrubada, revelando o que poderia ser uma cena de assassinato medieval.

Uma surpresa direto da era medieval

Ainda que não seja incomum que tempestades derrubem árvores, não é todo dia que se encontra um esqueleto pendurado nas raízes delas. Em uma reviravolta bizarra, apenas a parte superior do esqueleto estava presa às raízes da árvore, sendo que as pernas continuavam enterradas em sua sepultura, no solo logo abaixo.


A análise preliminar indica que os ossos tem cerca de mil anos de idade e pertenciam a um jovem que tinha entre 17 e 25 anos de idade. Era perceptível que o jovem sofreu uma morte extremamente violenta, já que os ossos mostravam sinais de diversos ferimentos causados ​​por um objeto afiado, tal como uma faca ou uma espada. Análises de radiocarbono mostram que o corpo foi enterrado em uma cova rasa em algum momento entre 1030 e 1200 dC.


Por enquanto, não está claro se este jovem morreu durante uma batalha medieval ou foi assassinado, talvez em algum tipo de briga. A arqueóloga Marion Dowd disse, em entrevista ao site Irish Archeology, que “não há outros túmulos conhecidos da área, mas os registros históricos indicam possíveis cemitério e igreja na vizinhança”.
Uma análise mais aprofundada futura provavelmente nos dirá mais sobre o jovem e como ele morreu. [I Fucking Love Science, io9]


fonte:hypescience.com
por Jéssica Maes
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário