terça-feira, 22 de setembro de 2015

Vitória no clássico deixa Corinthians com a mão na taça

Números são do matemático Tristão Garcia, especialista em estatísticas do Brasileirão

Vitória do Corinthians no clássico deixou time perto do título - Werther Santana/Estadão Conteúdo

Com a vitória sobre o Santos, por 2 a 0, neste domingo, na Arena Corinthians, pela 27ª rodada, o Corinthians chegou a 57 pontos e tem 76% de chances de conquistar o título do Campeonato Brasileiro. O Atlético-MG, vice-líder com 52, e que goleou o Flamengo por 4 a 1, tem 17% de superar o líder nesta reta final e ficar com o título. Corintianos e atleticanos têm 96% de probabilidade de disputarem a Copa Libertadores do ano que vem.

Os cálculos são do site Infobola, do matemático Tristão Garcia, que coloca o Timão como favorito inscontestável ao título.

- O Corinthians gastou um pouco da sua "gordura", mas venceu o clássico contra o Santos com facilidade. O Santos fez um favor para o Corinthians se classificando no confronto entre eles na Copa do Brasil. É favoritíssimo ao título, pelo desempenho que tem tido - disse Tristão.

Palmeiras se deu melhor na 27ª rodada
O Grêmio, que atualmente ocupa a terceira colocação na tabela de classificação, com 48 pontos, tem 5% de chances de chegar ao título e 83% de chegar à Libertadores. O Palmeiras, quarto colocado, com 44 pontos, tem 1% de chance de conquistar o campeonato e 37% de jogar a competição continental. O São Paulo, quinto colocado com 42 pontos, tem o mesmo percentual de chances de chegar ao título e 24% para jogar a Libertadores.

Segundo cálculos do matemático, o Flamengo, que vinha em uma grande arrancada, mas que foi derrotado nas duas últimas rodadas, não tem mais chances de conquistar o título. No entanto, o Rubro-Negro, sexto colocado, com 41 pontos, tem 24% de chances de chegar à Libertadores. O Santos tem 17% de chances de jogar a competição continental e o Internacional, 11%.

- O Flamengo teve uma semana desastrosa. O time teve uma arrancada esplendida, mas não se firmou. O Flamengo conquistou 50% dos pontos disputados até aqui. Isso é muito pouco para quem quer ser campeão. O São Paulo tem um caminho mais fácil, mas também é muito complicado sonhar com o título - disse Trsitão, sobre a situação dos rubro-negros.

REBAIXAMENTO:
Apesar de estar há quatro jogos sem perder, com três vitórias e um empate, o Vasco continua em situação muito complicada para fugir da zona de rebaixamento. Com 23 pontos, o time deixou a lanterna da competição, agora com o Joinville, que tem a mesma pontuação, está na 19ª posição, mas com 95% de ser rebaixado, 1% a mais que os catarinenses. O Figueirense, 18º colocado, com 28 pontos, é outro clube em situação delicada, com 65% de chances de jogar a Série B em 2016. A Chapecoense, a primeira equipe na zona do rebaixamento, na 17ª posição, com 31 pontos, tem 38% de probabilidade de ser rebaixado.

- Esse Vasco, que teve estes últimos resultados, não seria rebaixado, estaria lá em cima. Mas tem que manter até o fim. Porém, os adversários não estão colaborando. Tem que mais que dobrar a pontuação que conquistou até aqui em 11 jogos. Tem que fazer a média do Corinthians e não depender de ninguém. Essa média é melhor que o Fluminense de 2009 - disse Tristão, lembando da grande arrancada do Tricolor para se livrar do rebaixamento naquele ano.

CONFIRA AS PREVISÕES DE TRISTÃO GARCIA:

Chances de título:

Corinthians - 76%

Atlético-MG - 17%

Grêmio - 5%

Palmeiras - 1%

São Paulo - 1%

Chances de Libertadores:

Corinthians - 99%

Atlético-MG - 96%

Grêmio - 83%

Palmeiras - 37%

São Paulo - 24%

Flamengo - 24%

Santos - 17%

Internacional - 11%

Atlético-PR - 4%

Ponte Preta - 2%

Sport - 1%

Fluminense - 1%

Cruzeiro - 1%

Chances de rebaixamento:

Joinville - 94%

Vasco - 95%

Figueirense - 65%

Chapecioense - 38%

Goiás - 37%

Avaí -25%

Coritiba - 17%

Cruzeiro - 12%

Fluminense - 9%

Sport - 3%

Ponte Preta - 4%

Atlético-PR - 1%

fonte:esportes.r7.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário