quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Livro de receitas de 1844 ensina a preparar “camisinhas” utilizando intestino de carneiro


Um livro de receitas do século XIX incluía uma prática peculiar, sobre a confecção de um preservativo.

Publicado em 1844, o ‘Guia Prático de Receitas dos Estados Unidos’ ensinava muitas coisas para as pessoas, como o passo-a-passo de se fazer bombons, uma cola para cerâmica, a proporção correta de metais para fazer uma liga para uma banheira, como julgar a qualidade da carne, e por aí vai.

O autor é capaz de oferecer praticamente tudo que uma pessoa poderia querer, incluindo, até mesmo, preservativos. A "receita" está entre o modo de fazer um “Licor de Ópio Sedativo de Bartley” e um “Esparadrapo de Baynton”. As instruções indicam o modo de preparo de um preservativo, utilizando alguns produtos químicos domésticos e os intestinos de um carneiro.

A receita dos “baudruches” - ou preservativos -, consiste em:

Modo de preparo
“Retire o ceco de uma ovelha - a primeira parte do intestino grosso; mergulhe-o pela primeira vez em água, molhando ambos os lados. Em seguida, repita a operação em água sanitária, que deve ser trocada a cada quatro ou cinco horas, por cinco ou seis vezes sucessivas; em seguida, remova a membrana mucosa com a unha; usando enxofre, lave em água limpa e, em seguida, com água e sabão; enxague e seque.

O próximo passo será cortá-lo no comprimento necessário e anexar um pedaço de fita na extremidade aberta. Utiliza-se para prevenir a infecção ou a gravidez. As diferentes qualidades consistem em medidas extras a tomadas no processo acima, e na preparação adequada.

A remoção da membrana mucosa seria pelo fato dela apodrecer. O "enxofre" é usado apenas em pequena quantidade. A água sanitária teria a função de amaciar o material biológico, além de bactericida.

As pessoas usam somente o ceco das ovelhas porque, uma vez que o ceco é a bolsa entre o intestino superior e inferior, ele tem uma extremidade bem vedada”.

Io9 Foto: Reprodução / Pinterest
fonte:jornalciencia.com
por Bruno Rizzato
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário