sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Anomalia rara pode deixar os dedos unidos formando um “pé de pato”


Uma moça que parecia ter dedos de pato chamou a atenção nas redes sociais.

Porém, ela possui uma anormalidade congênita chamada Sindactilia Cutânea. Neste caso, a membrana que existe entre os dedos durante a gestação, não é degenerada e persiste no desenvolvimento.

Ainda quando o ser humano está se desenvolvendo no útero da mãe, suas mãos e pés assemelham-se com pequenas paletas, ou seja, todos eles são unificados e envoltos por uma única membrana. Ao longo do desenvolvimento, acontece a apoptose, também conhecida como “morte celular programada”. É como se a célula de autodestruísse, acontecendo em diversas partes do corpo. Isso faz com que as membranas liberem os dedos, já desenvolvidos o suficiente.

Por uma questão de adaptação, provavelmente, caso o se humano vivesse dentro d’água, essas membranas não seriam destruídas, sendo necessárias para locomoção – em teoria.


No caso da mulher, que virou discussão, a apoptose não aconteceu, deixando seus dedos conectados pela pele adicional. Existe um tratamento cirúrgico capaz de corrigir o problema, mas por não apresentar gravidade alguma ao paciente, muitos médicos realizam o processo em seus próprios consultórios e não em centros cirúrgicos.

Acredita-se que 1 em cada 160 mil bebês nascidos a Sindactilia Cutânea seja encontrada. Não há causa específica e pode ser adquirida de forma genética. “Pode ser herdada de um dos pais (50% em sua descendência), transmissão do tipo autossômico dominante ou uma mutação nova, espontânea, desconhecendo-se as causas que geram esta mutação”, relatou o portal Diário de Biologia.

Diário de Biologia Foto: Reprodução / Diário de Biologia
fonte:jornalciencia.com
por Bruno Rizzato
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário