sexta-feira, 24 de maio de 2013

Adeal e Vigilância Sanitária interditam matadouro clandestino em Rio Largo

Local improvisado põe em risco saúde dos trabalhadores e consumidores.
Fiscais expõem que carne inadequada pode provocar doença e até matar.


Após denúncias de moradores do município de Rio Largo, fiscais da vigilância sanitária e da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoasx (Adeal) interditaram , nesta sexta-feira (24), um abatedouro que funcionava do forma clandestina na cidade.

Do lado de fora de local, já é possível perceber que o lugar é inadequado para o abate de animais. Já na entrada, vemos cabeças de porco penduradas em ganchos enferrujados, presos ao teto cheio de teias de aranha. O trabalho é feito entre entulhos.

O lugar é uma sujeira só. Cachorros circulam livremente e se alimentam dos restos do abate. O dono do matadouro chegou a ser flagrado cortando pedaços de um porco sem luvas e nenhum equipamento de proteção. “A situação é surreal. O local não possui as mínimas condições sanitárias para produção de alimento para seres humanos”, relata o fiscal da Adeal, André Moura.

Os animais são cortados em uma mesa improvisada, cheia de mosca e sem nenhuma condição de higiene. O sangue vai para o chão, onde funcionários pisam descalços e segue para um riacho que deságua no rio mundaú.

As vísceras são lavadas em um tanque cheio de lodo e depois cozidas em latões velhos, impróprios para cozinhar qualquer alimento. O problema começa na criação. dos animais, que ficam em um lugar extremamente sujo, cheio de lama e lixo, e se alimentando dos detritos.Uma verdadeira lavagem.

Ao lado da comida dos porcos, ficam os tanques com o couro dos animais abatidos. Mergulhados numa espécie de molho, com tapurus e larvas de moscas. Alguns animais que aguardam o abate se banham na lama, que parece se misturar ao esgoto. Com tantas irregularidades, o matadouro clandestino foi interditado.


Carnes eram armazenadas de forma inadequada

em abatedouro. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Os funcionários e o proprietário foram detidos. O dono concorda que o lugar não é adequado, mas ignora os riscos. “Vendo e como da carne que abatemos daqui. Faço isso porque preciso trabalhar e matar a fome”, diz José Maria, dono do local.

Os animais chegam no local com a certeza de morrer, mas, devido as péssimas condições, oferecem riscos aos consumidores. “As carne que saem desse matadouro tem grandes chances de adoecer quem consome, e até matar”, completa o fiscal André Moura.

Os fiscais visitaram também um outro matadouro em Rio Largo. Lá encontraram pedaços de carnes expostos, pendurados em grades de madeira, sem refrigeração. O local também foi interditado e o dono também foi encaminhado para prestar esclarecimentos na delegacia da Polícia Civil.

fonte:http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/05/adeal-e-vigilancia-sanitaria-interditam-matadouro-clandestino-em-rio-largo.html
Do G1 AL, com informações da TV Gazeta
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário