sexta-feira, 24 de maio de 2013

Impressora 3D salvou a vida de bebé de dois meses

Um bebé de dois meses, com graves problemas respiratórios, foi salvo graças a um implante construído numa impressora 3D, que estava em desenvolvimento na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Alguns médicos davam já o caso como perdido.

foto YOUTUBE/UNIVERSIDADE DE MICHIGAN

Prótese impressa numa impressora 3D

April e Bryan Gionfriddo assistiam, impotentes, às faltas de ar diárias do 3º filho recém nascido. Numa das vezes, Kaiba começou a "ficar azul" enquanto jantavam num restaurante, contou a mãe ao jornal "ScienceDaily".

Kaiba nasceu aparentemente saudável mas, às seis semanas de vida verificou-se uma retração da parede torácica e dificuldades em alimentar-se. Aos dois meses, a situação agravou-se e os danos nos brônquios impossibilitavam a chegada de ar aos pulmões. Foi então que surgiu o diganóstico: uma má formação no aparelho respiratório (traqueia).

O bebé, então internado num hospital de Michigam, nos Estados Unidos, parava de respirar todos os dias, sendo constantemente reanimado. Sem mais soluções aparentes, os pais recorriam à fé. Os médicos haviam até alertado os progenitores para a forte possibilidade de o filho não sair do hospital com vida.

A esperança chegou da Universidade de Michigan, onde estava em desenvolvimento um novo engenho que poderia solucionar o problema de Kaiba. Contactados pelos médicos do bebé, o investigador, doutor e professor de otorrinolaringologia pediátrica, Glenn Green, em conjunto com o professor de engenharia biomédica e mecânica Scott Hollister, responderam de imediato ao apelo.

O engenho criado recorrendo à nova tecnologia de impressão a três dimensões tinha como função expandir os brônquios, funcionando como uma espécie de tala na zona da traqueia, praticamente inexistente em Kaiba.

fonte:http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Saude/Interior.aspx?content_id=3235081
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário