terça-feira, 28 de maio de 2013

QI pelos olhos


Um simples exame visual é surpreendentemente preciso na hora de medir o quociente de inteligência (QI), segundo um novo estudo.

O estudo, publicado na revista Current Biology, conclui que a capacidade das pessoas para filtrar de forma eficiente a informação visual e focar o primeiro plano está fortemente ligado ao QI.

Aparentemente, os mais inteligentes são mais lentos para determinar a direção em que se movem os objetos grandes, mas são muito mais hábeis quando se trata de perceber pequenos objetos. Esta é a surpreendente conclusão que os cientistas chegaram, na Universidade de Rochester, ao submeter a um simples teste visual, as pessoas com diferentes quociente de inteligência (QI).

Ainda que seja difícil de acreditar, esta incapacidade para perceber grandes imagens em movimento tem uma explicação lógica e está relacionada com a habilidade do cérebro para suprimir a informação de fundo, a menos relevante, e assim concentrar-se nos detalhes relevantes.

"Nosso resultado sublinha o fato de que uma inteligência superior é simplesmente o reflexo de um processamento cerebral eficiente e efetivo", explica Duje Tadin, principal autor do estudo.

O cérebro não consegue processar a grande quantidade de estímulos que envolvam os sentidos. "Como estamos limitados na quantidade de informações que podemos processar, a melhor coisa que se pode fazer é ser seletivo" explica Tadin.

No estudo, os participantes observaram um vídeo com sequências curtas de barras pretas e brancas de diferentes tamanhos, em movimento na tela, e foram convidados para indicar a direção do movimento.

Como demonstrado no teste, a identificação do movimento nos grandes objetos foi pior do que os pequenos em todos os indivíduos. Mas, para a surpresa dos pesquisadores, os voluntários com alto QI foram muito pior no teste.

Os resultados dos testes mostraram uma correlação de até 71% entre ter um QI elevado e uma boa capacidade para filtrar as informações. "Este vínculo entre a supressão visual do movimento de fundo e inteligência, fornece uma pista para entender o que o torna diferente o processamento neural, a neuroquímica e os neurotransmissores de pessoas com alto QI ", diz Tadin.

Fonte do texto: RT-TV
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário