sexta-feira, 24 de maio de 2013

Que diferença faz uma pequena diferença?


Um boato criminoso que se espalhou no sábado (18) levou milhares de pessoas ao desespero. O Bolsa Família iria acabar. Com isso, dezenas de milhares de pessoas, em especial nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, correram às agências da Caixa Econômica Federal para sacar o benefício antes que este fosse cortado.

Mesmo com os desmentidos, até a segunda-feira (20) ainda eram registrados enormes filas e alguns tumultos nas agências da CEF e em lotéricas.
Uma beneficiária, que conseguiu sacar o dinheiro depois de horas na fila, afirmou: “...retiramos o dinheiro a tarde. Foi um alívio. Já até comprei comida e paguei uma compra de um caderno que tinha feito para meu filho que estava em aberto".
O desespero desta fala parece óbvio. O objeto também. Com o benefício comprou comida e pagou um caderno que havia pego fiado. Comida e caderno. Impossível não se sensibilizar.

(Também difícil é deixar passar o medo das pessoas em dizer seus nomes. Temiam retaliação pelo poder público, que fossem excluídas do programa, “marcadas”. História, tradição e clientelismo. Sempre foram dependente de ‘bondades’ e ‘favores’ dos poderes locais. Assim, desconfiam mesmo quando o programa é institucional, “independente” dos potentados locais.)
O Bolsa Família é o maior programa de transferência condicional de renda do mundo, estudado por dezenas de pesquisadores. Tem diversos benefícios diretos, como a diminuição da pobreza extrema, a obrigatoriedade da educação dos filhos (que antes iam trabalhar ainda na infância para ajudar em casa), acesso a bens de saúde e diminuição da mortalidade infantil, além de benefícios indiretos como, por exemplo o empoderamento feminino, que emancipa as mulheres do jugo dos maridos, e de fazer girar toda uma economia local, estimulando o comércio e o emprego e gerando receitas pras pequenas prefeituras.

Até o insuspeito FMI o chama de “modelo para o mundo”.
É um programa que custa pouquíssimo, traz uma série de benefícios, inclusive desenvolvendo a economia local, o que, no médio prazo, é uma das portas de saída do Bolsa Família (Aliás, 1,6 milhão de famílias já abriram mão do programa, cerca de 10% do total).
Quanto a ser um desestímulo ao trabalho, os dados novamente refutam esta hipótese: Mais de 70% dos beneficiários trabalham, mas ainda assim, em situação extrema, precisam do complemento de renda.
Quem não enxerga isso é porque não quer. A diferença que R$ 70, R$ 100 podem fazer na vida de algumas pessoas é enorme. É a de não comprar comida, ou um simples caderno pro filho poder estudar.

fonte:http://br.noticias.yahoo.com/blogs/on-the-rocks/que-diferen%C3%A7a-faz-uma-pequena-diferen%C3%A7a-182007871.html
Por Walter Hupsel | On The Rocks
imagem:www.jcnet.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário