sexta-feira, 24 de maio de 2013

Defesa Civil de AL interdita igreja de Nossa Senhora do Ó, em Ipioca

Prédio, considerado patrimônio histórico, não passa por reparos há 30 anos.
Preocupados com estrutura, pedido partiu dos próprios moradores do bairro.


Agentes da Defesa Civil de Alagoas interditaram, nesta sexta-feira (24), a igreja de Nossa Senhora do Ó, no distrito de Ipioca, em Maceió. O prédio foi construído no século XVII, mas só virou igreja no século seguinte. Tombado pelo Estado, o patrimônio histórico não passa por uma reforma há mais de 30 anos.

A Defesa Civil resolveu interditar a igreja de maneira preventiva, porque o prédio apresenta várias falhas. A engenheira da Defesa Civil, Anna Thereza Soares, diz que uma nova avaliação ainda é necessária. “Talvez os peritos da Serveal [Serviço de Engenharia de Alagoas], que são engenheiros do Estado, sejam os mais indicados a fazer essa vistoria”, analisou.

O pedido partiu dos próprios moradores, preocupados em continuar frequentado o local, que está em estado precário. “A gente já não suporta mais ver os fiéis correndo risco. Com esse período chuvoso, a parede está com a estrutura abalada”, revela o prefeito comunitário de Ipioca, Jasiel Silva.
Dentro da igreja, as estruturas de madeira estão deterioradas e parte da escadaria ruiu. Ainda é possível perceber falhas nas paredes. Na parte externa, mais problemas na parede e também no telhado.


Igreja também apresenta problemas na parte externa.

(Foto: Reprodução/TV Gazeta)

O aposentado José Salvador Marques, ministro da Comunhão Eucarística criticou o descaso com o prédio. “O que nós temos aqui é um patrimônio da comunidade de Ipioca que está sendo destruído. É necessário que as autoridades venham aqui e façam alguma coisa”, afirma.
Em 2012, o Ministério da Cultura disponibilizou R$ 300 mil ao estado para a reforma do prédio. Em nota divulgada nesta sexta-feira (24), a Secretaria de Cultura justificou que o atraso na licitação se deve à necessidade de aumentar o valor, que atualmente está sob análise do Ministério. A Associação de Moradores cobra agilidade.
“Se a Secretaria não tomar nenhuma providência, nós estamos pensando em ingressar no Ministério Público, para que eles encabecem essa questão e tomem as devidas providências”, explica o diretor da Associação Comunitária de Ipioca, Cícero da Silva.
A paróquia foi pega de surpresa com a interdição da igreja. Por este motivo, o local onde serão realizadas as missas a partir de agora ainda não foi definido. “No momento, o próprio pároco não sabe de nada. Mas, nem que seja na rua, nós realizaremos as missas”, contou uma integrante da comunidade religiosa.

fonte:http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2013/05/defesa-civil-de-al-interdita-igreja-de-nossa-senhora-do-o-em-ipioca.html
Do G1 AL, com informações da TV Gazeta
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário