sexta-feira, 24 de maio de 2013

Ela descobriu como carregar telemóvel em 20 segundos

Eesha Khare, 18 anos

O prémio Jovem Cientista da Intel Foundation também destacou um carro low-cost que não precisa de condutor e uma simulação de milhares de aglomerados de galáxias

O romeno Ionut Budisteanu, 19 anos, utilizou a inteligência artificial para inventar um carro low-cost que não precisa de condutor. A californiana Eesha Khare, 18 anos, desenvolveu um pequeno dispositivo que se coloca na bateria de um telemóvel, permitindo carregar o aparelho em 20/30 segundos — e com potencial para ser utilizado em baterias de carros. Simulando de milhares de aglomerados de galáxias, Henry Lin, 17 anos (Shreveport, EUA), contribuiu com novos dados valiosos, permitindo à comunidade científica compreender melhor os mistérios da astrofísica.

Os três jovens foram distinguidos com o Prémio Jovem Cientista pela Fundação Intel na recente edição da Intel International Science and Engineering Fair, a maior competição de investigação do mundo no ensino secundário que este ano atribuiu prémios no valor de 75 mil dólares (cerca de 58 mil euros) ao primeiro lugar (Ionut Budisteanu) e de 50 mil dólares (cerca de 39 mil euros) à segunda e terceira posições (Eesha Khare e Henry Lin).



O projecto vencedor surge lado a lado com dados estatísticos preocupantes. Em 2004, acidentes de viação provocaram a morte a 2,5 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que 87% resultaram de erro humano. O projecto de Ionut prevê a utilização de um radar 3D, de câmaras instaladas e de um design que permita a construção do veículo por cerca de quatro mil dólares (pouco mais de três mil euros).

Perante as limitações de armazenamento de bateria nos telemóveis e "smartphones" (assim como o curto ciclo de vida de muitos deles), também o projecto de Eesha Khare despertou interesse na feira.

"Apoiamos o evento porque acreditamos que a ciência e a matemática são os alicerces para a inovação, um imperativo para o crescimento económico global e para uma sociedade evoluída", disse Wendy Hawkins, director executivo da Intel Foundation. "Esta competição encoraja milhões de estudantes em todo o mundo a explorarem a sua paixão pela matemática e pela ciência enquanto desenvolvem soluções para os desafios globais", prosseguiu.

Desta vez, 1600 jovens cientistas foram convidados a participar nesta feira internacional — foram escolhidos entre 433 feiras afiliadas em cerca de 70 países. Para além do trio vencedor, a fundação distribuiu prémios por mais 500 projectos finalistas.

fonte:http://p3.publico.pt/actualidade/ciencia/8022/ela-descobriu-como-carregar-telemovel-em-20-segundos
Por Luís Octávio Costa
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário