quarta-feira, 29 de maio de 2013

França: primeiro casamento gay é realizado em Montpellier

O presidente francês, François Hollande, assinou há dez dias uma lei que permite a união e também a adoção de crianças pelos casais homossexuais


Vincent Autin, de 40 anos, e Bruno Boileau, 30 anos, se conheceram há seis anos ao discutir música em um fórum on-line (Gerard Julien / AFP)

O primeiro casamento gay na França foi realizado nesta quarta-feira, em Montpellier, no sul do país. Sob forte esquema de segurança, Vincent Autin, de 40 anos, e Bruno Boileau, de 30 anos trocaram votos na prefeitura diante do prefeito, parentes e amigos. Vincent e Bruno estão juntos desde que se conheceram, há seis anos, ao discutir música em um fórum on-line.

O casamento gay tem alimentado os mais ferozes protestos de rua no país em décadas. No último fim de semana, uma passeata contra a união homossexual em Paris terminou em confrontos. "Esperamos que seja para sempre, mas se algum dia terminar, vamos ser iguais a qualquer outro casal nessa situação", brincou Aubin em uma das muitas entrevistas concedidas à imprensa local.

Apesar do forte apoio à reforma em Montpellier, que em geral se orgulha de ser a cidade da França mais amigável aos homossexuais, as autoridades locais abandonaram os planos de transmitir a cerimônia ao vivo em um telão ao ar livre em uma praça, por medo de que adversários tumultuassem a cerimônia. Em vez disso, o evento foi transmitido ao vivo pelo site da prefeitura da cidade.

"É um momento estressante para Victor e Bruno. Há pessoas que vão tentar marcar este dia simbólico, com palavras de ódio", disse Elodie Brun, coordenadora da Associação do Orgulho Gay local, que Autin lidera. Ela foi testemunha do casamento e assinou o primeiro documento da história para duas pessoas do mesmo sexo nos registros de casamento em uma nação predominantemente católica, mas que mantém separados Igreja e estado.

O presidente francês, François Hollande, assinou há dez dias uma lei que permite o casamento gay e a adoção de crianças por casais homossexuais em uma decisão que irritou grupos de extrema direita, que pediram a renúncia do dirigente. No domingo, 150.000 pessoas participaram em Paris de um protesto contra o casamento gay que acabou em confronto e 56 detenções após manifestantes direitistas atacarem oficiais na Esplanada dos Inválidos.

O movimento contra o casamento gay, até pouco tempo atrás, congregava famílias modernas, descendentes diretas de maio de 1968, e homossexuais que não queriam ver replicado o padrão hétero entre os seus pares. Não se opunham à união civil de homossexuais, e sim ao matrimônio, por discordarem das consequências filiais. Os manifestantes defendiam a realização de um referendo sobre o tema. Com a aprovação pelo governo, os ânimos ficaram mais acirrados.

(Com agência Reuters)
fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/franca-primeiro-casamento-gay-e-realizado-em-montpellier
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário