sexta-feira, 3 de maio de 2013

Vinte anos atrás, a World Wide Web se tornava pública


Hoje é aniversário de vinte anos de algo muito presente e importante na nossa vida: a World Wide Web pública. No dia 30 de abril de 1993, aconteceu algo que revolucionou completamente o mundo digital: o CERN publicou uma declaração que disponibilizou a tecnologia por trás da World Wide Web (WWW) para qualquer pessoa, livre de royalties.

Nossos agradecimentos ao físico, cientista e “pai da web” Tim Berners-Lee, que impulsionou essa decisão que transformou a internet para sempre. É graças a web livre que podemos compartilhar nossas fotos e pensamentos em redes sociais, baixar música ou ver vídeos de gatinhos no Youtube. Ou ler esse texto.

A decisão de não cobrar royalties pelo uso da internet foi primordial para seu crescimento, e mudou drasticamente a forma de comunicação entre as pessoas.
Para comemorar a data de hoje, o CERN (o mesmo grupo por trás das pesquisas no Grande Colisor de Hádrons) deu vida novamente ao primeiro site da internet, com o link original. Não se assuste, pois o site é extremamente simples, como se pode imaginar. Mas é bem interessante para percebermos o quanto a web mudou nesses últimos vinte anos.
A recuperação do site faz parte de um projeto mais amplo que pretende escavar e preservar a história da internet. Você pode ler mais sobre esse projeto no site do CERN. [GizModo/ExtremeTech]

fonte:http://hypescience.com/vinte-anos-atras-a-world-wide-web-se-tornava-publica/
Por Stephanie D’Ornelas
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário