segunda-feira, 6 de maio de 2013

Botafogo vence o Fluminense e conquista o Campeonato Carioca de forma antecipada

Rafael Marques marca o gol do título alvinegro; Botafogo teve três tentos anulados e pênalti perdido por Seedorf

Parecia que estava marcado para ser ele. Perseguido pela torcida após os 20 jogos sem fazer gol desde que chegou ao Botafogo em setembro do ano passado, Rafael Marques fez seu primeiro contra o Quissamã, na estreia da Taça Rio. Depois, gols sobre Vasco, Sobradinho-DF e Resende recuperaram sua confiança. Mas ainda faltava um algo a mais.

E ele veio neste domingo, na decisão da Taça Rio, contra o Fluminense. Como bom centroavante oportunista, Rafael Marques, que teve outro tento anulado, marcou o gol que decretou o 1 a 0 e o 20º título estadual do Glorioso. O holandês Seedorf, após boa atuação, cobrou pênalti no travessão no final da partida.

Campeão carioca, o Botafogo agora é só festa e volta a jogar apenas no dia 15, contra o CRB-AL, pela Copa do Brasil. Já o Fluminense precisa se recuperar rapidamente da derrota pois nesta quarta-feira pega o Emelec-EQU, em São Januário, pelas oitavas de final da Copa Libertadores.

Fluminense é melhor, mas Botafogo marca

Clássico que na fase de classificação da Taça Guanabara ficou marcado pelo polêmico vídeo alvinegro em que Bolívar insurgia seus companheiros a "deixarem cicatrizes" nos jogadores do Fluminense, a final deste domingo começou nervosa.

Com seguidas jogadas ríspidas, os minutos iniciais de partida encontraram duas equipes mais preocupadas em mostrar valentia do que em buscar o gol. Os nervos à flor da pele (combinados com a passividade do árbitro Marcelo de Lima Henrique) fizeram Botafogo e Fluminense cometerem muitas faltas e desperdiçarem as boas oportunidades que se apresentavam.

Somente após três cartões amarelos - Thiago Neves, Wellington Nem e Gabriel foram punidos, a partida entrou no rumo que todos aguardaram durante a semana. E com o duelo sendo disputado em alta velocidade quem teve o melhor desempenho foi o Tricolor.

Forçando o jogo principalmente pelo lado esquerdo onde Thiago Neves e Rhayner recebiam o auxílio de Carlinhos para dar muito trabalho ao Glorioso. Pelo setor, o xodó do Fluminense obrigou Jéfferson a grande defesa aos 31. Pouco depois, cruzamento pela canhota bateu em Bolívar e o goleiro do Botafogo fez outra defesa milagrosa no canto esquerdo do gol.

Após os dois sustos, porém, o Botafogo descolou seu gol. Seedorf cobrou escanteio que Cavalieri socou para aliviar. No rebote, quase no meio-campo, Lucas arriscou e, depois de desvio em Dória, a bola sobrou para Rafael Marques, que já havia tido gol anulado por impedimento, marcar, sem chances para o camisa 12 do Fluminense aos 41.

Ainda antes do intervalo, cada time teve nova chance de balançar as redes. Aos 44, Fellype Gabriel chegou de trás, mas completou por cima do gol o cruzamento rasteiro de Seedorf. Depois, Wellington Nem dominou de peito na área e armou a bicicleta, travada no momento exato por Dória.

Botafogo sobrevive apesar de pênalti perdido por Seedorf

Protagonistas da partida e do pós-jogo da fase de grupos do primeiro turno, Seedorf e Bolívar quase definiram o resultado do jogo no segundo minuto da etapa final. Em lançamento do holandês, o zagueiro cabeceou para o fundo das redes, mas viu novo impedimento ser assinalado pela arbitragem.

Na sequência, Leandro Euzébio perdeu o controle da bola e por pouco Seedorf, que puxou contra-ataque sozinho, ampliou em chute da entrada da área antes da saída do lateral-esquerdo Julio César, lesionado.

Claramente renovado e mais confiante após o gol marcado na primeira etapa, o Botafogo seguia muito superior ao Fluminense, que acusou o golpe e a cada minuto deixava mais espaços atrás. Com campo para atuar, quase que Rafael Marques fez seu segundo gol em antecipação de centro de Seedorf.

Com o passar dos minutos e a chegada da noite em Volta Redonda, o jogo, antes sob controle do Botafogo, ganhou contornos de drama. O Fluminense, mais ativo e já sem todos os espaços cedidos na defesa, passou a rondar a área de Jéfferson.

Em chutes de Thiago Neves e Rhayner, o Tricolor assustou a torcida alvinegra. No outro lado, Lodeiro, após grande passe de Seedorf, quase marcou golaço em tentativa de encobrir Cavalieri. O jogo era lá e cá. Para tentar fazer a balança pender para o lado do Fluminense, Abel lançou Felipe e Michael nas vagas de Edinho e Nem. Querendo matar a partida no contra-ataque, Oswaldo pôs Vitinho em campo.

As trocas não influenciaram tanto no andamento do jogo quanto uma atitude controversa do juiz Marcelo de Lima Henrique. Lodeiro cruzou para Dória marcar o segundo do Botafogo, mas o árbitro preferiu dar pênalti claro de Digão em Bolívar. Para piorar a situação do Glorioso, Seedorf mandou a cobrança no travessão, deixando o Fluminense vivo.

Contudo, as chegadas desorganizadas do Tricolor e os erros de passe na frente da área não conseguiram fazer a equipe, que precisava da virada, sequer empatar o duelo que valeu o título carioca de número 20 da galeria do Botafogo de Futebol e Regatas.

Veja o gol do título:



Ficha Técnica

Botafogo 1 a 0 Fluminense
Final da Taça Rio

Local: Raulino de Oliveira, Volta Redonda
Data e hora: 05/05/2013, às 16h
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Auxiliares: Dibert Pedrosa e Ediney Mascarenhas

Gol: Rafael Marques, aos 41 minutos do primeiro tempo

Cartões Amarelos: Thiago Neves, Edinho, Wellington Nem e Leandro Euzébio (Fluminense); Marcelo Mattos e Gabriel (Botafogo)

Botafogo: Jéfferson, Lucas, Dória, Bolívar e Julio César (Lima); Marcelo Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel, Seedorf e Lodeiro; Rafael Marques (Vitinho). T: Oswaldo de Oliveira

Fluminense: Diego Cavalieri, Bruno, Digão, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho (Felipe), Jean e Wágner; Rhayner (Samuel), Wellington Nem (Michael) e Thiago Neves. T: Abel Braga

fonte:http://br.esporteinterativo.yahoo.com/noticias/soccer--botafogo-vence-o-fluminense-e-conquista-o-campeonato-carioca-de-forma-antecipada-205636286.html

Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário