segunda-feira, 6 de maio de 2013

Choques entre policiais e manifestantes deixam 15 mortos em Bangladesh

Polícia proibiu a realização de protestos para o resto do dia depois das mortes; manifestantes islâmicos exigiam que governo decretasse lei anti-blasfêmia

A polícia proibiu a realização de manifestações na capital de Bangladesh para o resto desta segunda-feira (6) depois de ao menos 15 pessoas terem sido mortas em confrontos entre policiais e um grande número de extremistas islâmicos exigindo que o governo decrete uma lei anti-blasfêmia.

AP
Povo de Bangladesh procura pertences depois de confrontos entre policiais e extremistas islâmicos durante protesto em Savar perto de Daca

Há confusão quanto ao número de mortos nos conflitos. Um policial, que falou à Associated Press em condição de anonimato, afirmou que 13 pessoas, incluindo dois policiais e um soldado paramilitar, foram mortos nos confrontos em Kanchpur, perto de Daca. Ele disse que outras sete morreram em Motijheel, região comercial da capital. Segundo a BBC, no total, 10 foram mortos nos conflitos.

Os manifestantes bloquearam as avenidas com pneus e lenha queimados durante mais de cinco horas de confrontos. Eles também atacaram uma delegacia e atearam fogo em ao menos 30 veículos, incluindo carros da polícia.

Segundo uma emissora de Bangladesh, a violência teve início depois que forças de segurança dispararam gás lacrimogêneo e balas de borracha contra manifestantes no distrito central.

A polícia metropolitana de Daca disse em um comunicado que todas as marchas e protestos foram proibidos na cidade até meia-noite na segunda-feira por temores de mais conflitos.

Ativistas islâmicos organizaram protestos para pedir que o governo implemente uma lei anti-blasfêmia. O governo da nação de maioria islâmica rejeitou o pedido, insistindo que Bangladesh é governada por uma lei secular.

No domingo, policiais dispararam balas de borracha para dispersar ativistas que jogavam pedras contra agentes. Autoridades afirmaram que uma pessoa morreu e outras 45 ficaram feridas.

Com AP
fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2013-05-06/choques-entre-policiais-e-manifestantes-deixam-mortos-em-bangladesh.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário